Jundiaqui
Jundiaqui

Diretora de Jundiaí faz novo espetáculo com canções de Toquinho

Jundiaqui
13 de março de 2019
"Aquarela" e outros sucessos estão em "Casa de Brinquedos", que estreia este mês em Porto Alegre

"Casa de Brinquedos", talvez o mais importantes trabalho de Toquinho para crianças, agora ganha os palcos com um musical dirigido pela jundiaiense Carla Candiotto. O álbum conta com pérolas como "Aquarela", "O Caderno", "A Bailarina" e "O Ursinho" (este interpretado pelo também jundiaiense Cláudio Nucci nos anos 80), entre outras.

A parceria entre Carla e Toquinho vem de longa data, com "Canção dos Direitos das Crianças", e agora será reforçada com esse espetáculo que terá estreia nacional em Porto Alegre, no Theatro São Pedro, dia 29 de março.

Com 60 minutos de duração e sete atores em cena cantando ao vivo, Carla diz que a peça dosa na mesma medida texto e música. Foram selecionadas sete das onze canções do disco para integrar o musical.

Para dar vida às canções e encenar o espetáculo, a diretora jundiaiense, que coleciona os prêmios APCA e Coca-Cola Femsa, entre outros, foi buscar na história a origem desses brinquedos. A proposta do musical é estimular a
criatividade, passando a importância e o significado da alma de cada brinquedo de forma irreverente e divertida.Divertido e atual, o texto do espetáculo foi criado pela diretora durante os ensaios. A montagem tem o estilo característico de Carla Candiotto (criadora da premiada Cia Le Plat du Jour, ao lado de Alexandra Golik) – rápidas movimentações em cena, corre-corre, luta e bordões que marcam cada personagem.

A paixão pela turma, a linguagem do rap e brincadeiras de quente e frio ajudam a deixar o espetáculo identificado com o universo da garotada.

Os trabalhos do violonista, cantor e compositor Toquinho voltados ao público infantil foram criados a partir da década de 80, quando Vinicius de Moraes pediu ao parceiro que musicasse seus poemas. Resultaram os discos "Arca de Noé 1" e "Arca de Noé 2", lançados em 1980 e 1981.

Em 1983, veio "Casa de Brinquedos", onde os brinquedos ganham vida, e viram personagens que falam por meio de seus intérpretes. O sucesso foi enorme e Toquinho reuniu um time de primeira a MPB para essa empreitada. A Bicicleta foi interpretada por Simone, O Robô por Tom Zé, O Caderno por Chico Buarque e O Ursinho pelo também jundiaiense Cláudio Nucci, que se apresenta aqui no Koh Samui neste sábado (16).

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Telma Costa abre a festa musical das terças no Maxi

Show da cantora e seu violão encantado será a partir das 19h, de graça

Ateliê Christiane Grigoletto: portas abertas ao novo

Artista plástica convida o público a conhecer seu novo trabalho neste sábado

DIA DA MULHER \ Onyx Jamaican impulsiona o quinteto do PretaEu

A valorização da mulher negra de Jundiaí e região é o que ela defende

Escocês é quem trouxe o futebol para Jundiaí

Celso de Paula conta um pouco da vida de Scott Thomas Archibald
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.