Jundiaqui
Jundiaqui

Emoção e alegria marcam abertura de exposição da Bem-Te-Vi

Jundiaqui
29 de março de 2018
Portadores da síndrome de Down mostram seu talento na fotografia; JundiAqui entrega cheque de R$ 1,5 mil

Edu Cerioni

Alexsander, André, Camila Oda, Camila Tamara, Caroline, César, Domingos, Estéfani, Fábio, Felipe, Gabriel, Gustavo, Janaína, Jéssica, Larissa Maria, Larissa Vitória, Leandro, Leonardo, Luís Felipe, Matheus, Michele, Nadeija, Rodrigo, Thaís, Thayná e Wesley. Esses são os 28 atendidos da Bem-Te-Vi que participam da exposição "Bem Te Foto". A mostra fotográfica feita por portadores da síndrome de Down foi aberta na noite desta segunda-feira (26), com cobertura exclusiva do JundiAqui, evento marcado por emoção e alegria.

O "Bem Te Foto" é tocado há cerca de um ano pelo voluntário Abner Leandro, jornalista que semanalmente trabalha com a turma adulta da Bem-Te-Vi. Apesar dos poucos recursos, com limitação de máquinas fotográficas, os alunos vêm mostrando evolução no registro de momentos em família ou em outras oportunidades. "É visível a evolução quando comparamos as fotos que eles tiravam antes e as de hoje", comemora Abner. Fica claro na exposição que sabem fotografar gente!

Nadeija Freitas tem 30 anos e trabalha no Hospital Paulo Sacramento desde 2008. Para ela, as aulas de foto são "muito legais". Sua mãe, Alessandra, se emocionou na abertura da mostra em cartaz até 6 de abril no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. "Sabe aquele troféu mais especial que você pode ganhar, esse é a foto que a Nadeija fez. Estou realizada em ver a capacidade dela e de outros coleguinhas".Magda Rodel, coordenadora pedagógica da Bem-Te-Vi, lembrou no discurso de abertura que aquela era mais uma prova de que o portador da síndrome de Down tem capacidade de desenvolver diferentes projetos. "Há qualidade".

Além da atividade com fotos, outras oficinas são a Le Chefs de culinária e a Vivências, com passeios monitorados e ações para melhorar a inserção dos alunos na sociedade.

Magda lembra que a Bem-Te-Vi tem tradição que vem desde 1990, que reúne uma equipe multidisciplinar mas que o desenvolvimento só é possível quando existe a participação da família. A entidade atende atualmente 120 portadores de da síndrome de Down, como Camila Tamara Rosolen.Camila tem 31 anos e ficou conhecida nacionalmente por participar de programas de TV, especialmente junto com a Xuxa nos tempos da rainha dos baixinhos na Rede Globo. "Cada um tem uma veia artística aqui. Não são bobôs como alguns querem fazer parecer", diz Tânia, a mãe de Camila.

A convite do JundiAqui, os alunos de Abner vão preparar nos próximos meses uma série de fotos que retratem a Jundiaí que eles gostam. A publicação será feita no site em 14 de dezembro, aniversário da cidade.

DOAÇÃO

Na noite de segunda, ainda tive o privilégio de ganhar palmas e um sonoro "obrigado" dos presentes na exposição. Foi quando entreguei para a diretoria da Bem-Te-Vi o cheque de R$ 1.500,00 referente a venda de um quadro de Inos Corradin doado ao Amigo Secreto do JundiAqui. A foto abaixo foi feita por Fábio Marquesin Toresin.A festa terminou em coxinha e Turbaína, combinação irresistível e que também fez o maior sucesso entre a turminha.

O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa fica na Rua Cândido Rodrigues, 301, Centro, e funciona todos os dias a partir das 8h30. De segunda a sexta vai até as 20h, aos sábados até 17h e nos domingos e feriados, até 12h. A entrada é gratuita. Você pode colaborar com a Bem-Te-Vi: veja como pelo telefone (11) 4526-9446.

Eis as fotos da noitada... Fotos: Edu Cerioni

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Este é o momento

Por José Renato Forner

“Pacto de Justiça” ou “Pacto de Sangue”

Por Diógenes Augusto Archanjo da Silva, o Dr. Didi

Galera do Jardim Fepasa cruza a linha do trem e se vê no Sesc

Exibição de documentário produzido por crianças e jovens é nesta sexta

“Meu Brasil” é arte de Marilzes Petroni em exposição na Capital

Quadros da artista podem ser conferidos até fevereiro no  Centro Cultural Correios São Paulo
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.