LOADING...

Jundiaqui

 Inos Corradin é um brinde à criatividade
13 de junho de 2022

Inos Corradin é um brinde à criatividade

Técnica, ele diz, se aprende, mas para ser artista de verdade é preciso mais

Edu Cerioni

Ele vai logo avisando que arte não é matemática, portanto não se prenda a detalhes de quantos trabalhos fez ou tem planos para realizar, nem o número de exposições e prêmios que acumula. Para Inos Coradin, o que conta mesmo é o momento, a inspiração que lhe foi dada como um dom divino. E ele não perde um dia sequer para soltar sua criatividade.

Em seu ateliê, na Chácara Urbana, o colorido salta aos olhos. Esse italiano que escolheu o Brasil como porto-seguro e ancorou em Jundiaí há décadas, está constantemente em busca de novas explorações artísticas.

É inquieto, torce o nariz aos críticos que tentam julgar seu trabalho. E não aprova os que tentam imitá-lo.

Com sotaque ainda carregado, entre uma pincelada e outra ele costuma contar histórias que se passam em diversos lugares do mundo, por ser respeitado e sinônimo de um estilo livre, leve e solto de criar.

Nascido na Itália, em 1929, veio para Salvador, na Bahia, e depois para Jundiaí. Em sua terra natal, colaborou na execução de um mural alusivo aos mártires da resistência italiana, em Castelbaldo, Padova. Voltou para lá muitas vezes, para mostra individuais, coletivas e homenagens.

Em 1952, ganhou o prêmio no II Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo. Em 1975, recebeu o Prêmio Internacional Paris Sud, Paris – França e, em 1979, levou o Prêmio Quadrivio de Pintura, Itália. Depois disso cansou de contar prêmios, pois gosta mesmo é de amigos por perto. Já expôs em países da América do Sul e do Norte, do Oriente Médio e da Europa e Ásia.

Prev Post

14min53s de escuridão e loucuras…

Next Post

Bianca Bin encena peça baseada…

post-bars

Leave a Comment