Jundiaqui
Jundiaqui

“A Ira de Narciso” é um obsessivo jogo de interrogações

Jundiaqui
29 de outubro de 2018
Do dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, vem ao Sesc sábado com o ator Gilberto Gawronski

"A Ira de Narciso" tem apresentação sábado (3), às 19 horas, no Sesc Jundiaí. Gilberto Gawronski é quem vive no palco o próprio autor o do monólogo, Sergio Blanco, e que promete levar o público a uma jornada fascinante e arriscada por um confuso labirinto do eu, da linguagem e do tempo.

Convidado para uma conferência em Liubliana, na Eslovênia, Blanco se instala em um hotel e aproveita um período vago para vasculhar um aplicativo de paquera. O sexo casual com um rapaz em sua suíte corre como planejado e, depois da despedida, Blanco pega no sono. Na madrugada, porém, ele acorda e enxerga uma mancha de sangue no carpete e se envolve em um obsessivo jogo de interrogações pelos quatro dias seguintes.

Segundo a mitologia grega, o mito refere-se a Narciso, que representa o símbolo da vaidade. Filho do Deus do rio Cefiso e da Ninfa Liríope, ao nascer, Narciso foi alertado pelo oráculo Tirésias que não deveria admirar sua própria beleza, do contrário seria amaldiçoado. Além de arrogante e orgulhoso, durante a jornada ele acabou se apaixonando por si mesmo ao invés de se apaixonar pelas pessoas que o admiravam. Narciso se afogou num rio após ver sua imagem refletida e tentar buscar incessantemente pelo próprio reflexo, até morrer e virar a flor que hoje recebe seu nome.

Em outra leitura do mesmo mito, como a do poeta grego Pausânias, Narciso busca na água não o próprio reflexo, mas sim o da irmã gêmea que morreu. Ou seja, a procura não seria de si mesmo, mas do outro, diz Blanco, diretor da peça.

É no teatro, com 220 lugares e ingresso a R$ 17,00 (inteira), com vendas a partir desta quarta-feura (31). O Sesc fica na avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.600, Jardim Botânico. É para maiores de 16 anos tem cenas de nudez.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

É muito bom levar a vida na Esportiva

Boleiros se reúnem para confraternização de fim de ano na Associação Esportiva Jundiaiense 

Dias felizes

Por Guaraci Alvarenga

Filipe Catto, Wanda Sá, Toninho Horta e Isca de Polícia no Sesc

Tem ainda um tributo a B.B. King agora em setembro

Dias de chuva

Por Wagner Ligabó
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.