LOADING...

Jundiaqui

 Para você ficar bem em casa, histórias de quem se viciou em viver nas ruas da cidade
8 de abril de 2020

Para você ficar bem em casa, histórias de quem se viciou em viver nas ruas da cidade

Em fase de publicação de mais um romance, Pedro Fávaro Junior libera seu primeiro livro na internet

Em isolamento social, o jornalista e escritor Pedro Fávaro Junior acredita que muitos como ele têm a leitura como uma grande aliada e, por isso, resolveu colocar seu livro “Freguês” para acesso gratuito na internet. É para quem está fechado dentro de casa por uma boa causa que ele faz o convite para ir às ruas de Jundiaí e conhecer personagens que têm histórias fascinantes, embora aos olhos da maioria sejam apenas “estorvos”.

Pedro conviveu boa parte dos últimos anos, como jornalista e também diácono da Igreja Católica, com flanelinhas e moradores em situação de rua do entorno da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro, figuras que têm eternizadas em “Freguês” suas histórias de dores e contradições, mas também com uma beleza surpreendente.

Apresentado pelo jornalista, escritor e dramaturgo Sérgio Roveri e com prefácio (in memoriam) do jornalista e escritor Sandro Vaia, o livro de 148 páginas saiu pela Editora Chiado, de Portugal.

O romance tenta mostrar que muitas pessoas chegam ao abandono empurradas pela orfandade, pela violência doméstica e tomam gosto pela vida, pela cultura da rua e se viciam nela. “Quase sempre acabam virando marionetes nas mãos do tráfico e da polícia, embora tenham sonhos, desejos, ambições e projetos, como qualquer pessoa considerada normal pelos padrões sociais”, escreve Pedro.

Scarlet, o protagonista do romance, é uma espécie de Dom Quixote às avessas que busca vencer as barreiras, preconceitos para resgatar sua maior riqueza: o nome, trocado nas ruas pelo esconderijo de um apelido sob medida, modelado pela cara do sujeito.

“Na rua, o nome é só um eco a ressoar em algum canto sombrio na linha do tempo, impressa sem piedade na mente. Scarlet, sem perder a esperança, luta para superar esse estigma, recobrar sua identidade e ser realmente quem é”, adianta o autor sobre a trama.

O escritor é colaborador da TVTEC Jundiaí, com passagens pelo “Estadão”, “Correio Popular de Campinas” e também jornais de Jundiaí. É filho do saudoso ex-prefeito Pedro Fávaro, que viabilizou a criação da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Veja e curta o “Freguês”. Se você e gostar e quiser, pode apoiar o autor adquirindo o e-book ou um exemplar físico pela Chiado.

Fotos: Edu Cerioni

Prev Post

De ‘A’ a ‘Z’ tem…

Next Post

Corona Lua de presente na…

post-bars

Leave a Comment