Jundiaqui
Jundiaqui

“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”

Jundiaqui
13 de abril de 2019
JundiAqui te convida para um passeio pela exposição "Perambular", em cartaz no Sesc Jundiaí

Somos mais de 200 milhões falando o português no mundo e já são mais de 500 anos de história entre Portugal e o Brasil, embora resistam muitas características distintivas entre os dois povos. E a maneira pela qual grupos daqui e de lá expressam ideias, sentimentos e saberes é que norteia a mostra "Perambular".O que temos de diferente e em comum através da língua e dos costumes? Ao fazermos o exercício de olhar para quem somos, nossas percepções são diversas, diante da mescla de muitas outras culturas, que geram peculiaridades na língua, como sotaques, gírias e significados. Ao se deslumbrar com as diferenças e similaridades entre as terras brasileiras e portuguesas, a escritora, arte-educadora e atriz Selma Maria passou  a recolher e a reconhecer objetos diversos sobre a temática.

Acompanhada pelo escritor José Santos, em um processo de pesquisa de 10 anos e viagens que cruzaram o Atlântico, foi reunido um extenso material que busca dialogar, recordar e perambular por miudezas e as grandezas da cultura material e imaterial dos povos português e brasileiro.A mostra traz brinquedos, palavras e objetos em sua arquitetura lúdica que perambula entre o Brasil, Portugal e o Atlântico. E entre tudo isso, dezenas de poemas escritos por Selma e José Santos. Alguns inéditos, feitos especialmente para a exposição. A proposta de "Perambular" busca resgatar esse conhecimento cultural para as novas gerações.

Veja fotos: Fica em cartaz até 28 de julho. Terças a sextas, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Grátis. Av. Antonio Frederico Ozanan, 6.600, Jardim Botânico.

Fotos: Edu Cerioni e José Arnaldo de Oliveira
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Onças curtem seu novo lar

Elas vivem em um ambiente muito mais parecido que seu habitat natural na Mata Ciliar de Jundiaí

Trio em Transe toca no HU

JundiAqui acompanha o trio pelos quartos do hospital. É simplesmente emocionante…

Exclusivo: Max Gehringer em Jundiaí em festa de Orlando Marciano

Jundiaiense que brilha no “Fantástico” fez prefácio de livro lançado nesta quinta

Jundiaí ganha sua “Memória LGBT”

Projeto contemplado com verba do Estado tem festa de apresentação na Argos
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.