LOADING...

Jundiaqui

 Uma nova luz nas obras do mestre Inos Corradin
20 de maio de 2017

Uma nova luz nas obras do mestre Inos Corradin

JundiAqui traz a festa de abertura da exposição de cinco quadros do artista que foram restaurados 

Edu Cerioni

Inos Corradin tem sua obra eternizada agora na Pinacoteca Municipal de Jundiaí. São cinco quadros do artista ítalo-jundiaiense que foram restaurados: “Pietá”, “Via Crucis”, “Ressurreição de Lázaro”, “São Francisco” e “Cristo”.

Há dois anos foram retirados das paredes do Velório Central e agora ganham exposição em novo espaço. E com direito a iluminação especial, como lembrou a gestora de Cultura, Vasti Ferrari.

Muitos amigos de Inos foram prestigiar a abertura da mostra na noite desta sexta-feira (19). O deputado federal Miguel Haddad disse que o artista é um orgulho jundiaiense.

Inos tem pinturas nas paredes da Rodoviária Nova Jundiaí e uma escultura na avenida Jundiaí, em frente ao Parque da Uva.

Os quadros que agora ficam na Pinacoteca ficaram expostos entre 1990 e 2015 no velório, mas a unidade do local acabou deteriorando as obras.

O pintor reconhece que o velório precisa de “mais vida” em suas paredes, mas diz que os quadros serão melhor conservados na nova casa. “Talvez reproduções fotográficas deles pudessem ser feitas e levadas ao velório”, sugeriu. Vasti disse que vai estudar a questão.

Italiano como Inos, Antonio Cordone, vice-cônsul da Itália, lembrou que a arte de Inos também é destacada em seu país de nascimento. Quem conhece o nome de Inos na Europa é David Dalmau (foto abaixo), artista espanhol.

Sandra Carnio, assessora de Inos, leu um texto enviado por José Renato Nalini, jundiaiense que é secretário estadual da Educação.

Inos fez um agradecimento muito rápido, como é seu costume. Depois se rendeu a fotos e mais fotos com todos os convidados. Caso do também artista Alex Roch, que tem seu trabalho exposto na mesma Pinacoteca (leia mais).

Foi servido um espumante. Val Junior registrou tudo para seu programa de TV “Zoom”. O som ficou com a dupla Bentivi Bents e Gabriel Nani.

Fantasias da X9 Paulistana, escola de samba que subiu ao grupo de elite com o enredo “Vim, vi e venci! A Saga Artística de um Semideus”, também estão expostas.

Na saída foi distribuído o jornal TUTTO È FESTA, em comemoração à Festa Italiana di Jundiaí 2017, que traz em suas páginas uma homenagem a Inos.

 

 

 

 

Prev Post

Scarelli é arte pós-contemporânea e…

Next Post

Recepção da Casa da Cultura…

post-bars

Leave a Comment