LOADING...

Jundiaqui

 Aldir Blanc em Jundiaí? Já embalou o Estamos na Nossa, mesmo sem o equilibrista
4 de maio de 2020

Aldir Blanc em Jundiaí? Já embalou o Estamos na Nossa, mesmo sem o equilibrista

Sua canção também foi entoada em coro no Sesc Jundiaí, dia 6 de março, com o MPB4

José Arnaldo de Oliveira

“A esperança equilibrista / sabe que o show de todo artista / tem que continuar”.

Assim termina uma letra genial de Aldir Blanc, com música de João Bosco, imortalizada pela voz de Elis Regina. Essa canção “O Bêbado e o Equilibrista” serviu de tema em um desfile do bloco Estamos na Nossa, na década de 1980 na rua do Rosário, no Centro.

Também foi cantada em coro por centenas de pessoas no último grande show do Sesc Jundiaí, dia 6 de março, antes da parada por conta da pandemia. E foi o coronavírus que vitimou Aldir, na madrugada desta segunda-feira (4), aos 73 anos, no Rio de Janeiro.

CARNAVAL

O bloco irreverente nascido um ano antes da anistia, em 1978, tinha sua origem na Ponte São João. E um fato curioso é que o desfile carnavalesco oficial terminava em frente a um dos quartéis do Exército.

Mas o sonho democrático já envolvia o ambiente. O confronto de ideias era mais civilizado e o mundo sem internet permitia a luta pela despoluição do rio, pela proteção da serra, pelo reconhecimento de direitos, pela eleição de presidente.

Aldir Blanc traduziu e o povo do Estamos na Nossa levou para a festa na rua.

“Mas sei que uma dor assim pungente / Não há de ser inutilmente / A esperança / Dança na corda bamba de sombrinha / E em cada passo dessa linha / Pode se machucar”.

Foi lindo. Mas o jornal do dia seguinte manchetou que só havia faltado o equilibrista…

ADEUS

Aldir Blanc é autor de vasta obra musical e literária e batizou um dos mais tradicionais blocos do Rio, o “Simpatia é Quase Amor”, que desfila em Ipanema. Outras letras famosas são as de “Bala com Bala”, “O Mestre-Sala dos Mares”, “De Frente Pro Crime”, “Caça à Raposa” e“Dois pra Lá, Dois pra Cá”.

Fotos: reprodução Facebook. No alto, Luiza Chagas em desfile do Estamos na Nossa; e Aldir em sua casa no Rio.

 

Prev Post

Covid-19 matou “O Bêbado e…

Next Post

Navegando no Facebook : curtiu?

post-bars

Leave a Comment