Jundiaqui
Jundiaqui

Julio Machado vem bater papo após exibição de “Joaquim”

Jundiaqui
31 de maio de 2017
Ator jundiaiense é protagonista do filme que concorreu ao Urso de Ouro. Estará aqui sábado e domingo

Edu Cerioni

O filme "Joaquim" chega aos cinemas de Jundiaí em duas sessões no Moviecom Arte deste fim de semana. No sábado (3) e no domingo (4), o protagonista Julio Machado, ator jundiaiense, vai entrar na roda de bate-papo depois da exibição do longa.

Julio começou no teatro aqui na cidade, com a primeira apresentação quando tinha 12 anos, na Sala Glória Rocha - fechada desde 2013 para reformas e ainda sem prazo de volta.

E foi por acaso que entrou para a arte dramática: foi ver um ensaio do irmão mais velho e se apaixonou pelo palco. Foram oito anos, com passagem marcante pelo Performático Éos, até se jogar de cabeça nessa história de ser ator.

Na telinha

Hoje, é escalado para novelas da TV Globo, fez "Joaquim" e concorreu ao prêmio Urso de Ouro, em Berlim, na Alemanha, entre outras investidas. Sempre que vem para cá - mora agora no Rio de Janeiro -, aprecia a comida tailandesa do Koh Samui & Thai Cuisine (foto abaixo em família), que tem entre seus sócios a também atriz Marici Nicioli.

Antes da Cidade Maravilhosa, foi para São Paulo. Ingressou na Escola de Arte Dramática da USP em 2000 e fez pequenas participações no cinema.

Entre outros filmes, trabalhou em "Antônia" (2006), "O Último Dia" (2009) e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (2014). No teatro, esteve em "Ópera do Malandro" (2005), "Ligações Perigosas" (2010), "Oréstia, de Ésquilo" (2012) e "Incêndios" (2013).

Já no Rio emendou a novela global "Império" e "Velho Chico", no papel do jagunço Clemente (foto acima). E isso paralelamente aos filmes "A Sombra do Pai" e "A Costureira e o Cangaceiro". Na TV fez antes a série "Trago Comigo" (foto abaixo), projeto da TV Cultura em parceria com o SescTV. Também atuou em diversos curtas-metragens.

No teatro, soma cerca de 40 espetáculos, destaque ainda para "A Ilusão Cômica", que venceu os prêmios Shell e Apca.



Às 23 horas

Elegante, bonitão e ameaçador são as características de Marcos (foto abaixo), personagem de Julio Machado em "Os Dias Eram Assim", série que vem sendo mostrada pela Globo, na qual interpreta um bookmaker que fica fica no encalço de Cora, papel de Susana Vieira.



"Joaquim"

O filme "Joaquim" relata a vida de Joaquim José, protético e alferes da Guarda Real que se torna um rebelde contra o domínio colonial português. Contracena com Isabél Zuaa, Nuno Lopes, Rômulo Braga, Welket Bungué e Karai Rya Pua. O longa foi rodado na região de Diamantina, Minas Gerais, em coprodução com Portugal e Espanha.

A narrativa do filme está centrada num determinado momento da vida de Tiradentes: quando ele, a serviço da coroa portuguesa, realiza viagens pelas precárias, lamacentas e perigosas estradas de Minas a procura de contrabandistas de ouro. É nesse período que surgem as primeiras cidades do interior do Brasil.



Sinopse

Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por escravos africanos, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro.

Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade da escrava Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-lá será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Marcelo Gomes
Produzido por: João Vieira Jr. e Pandora da Cunha Telles
Diretor de Fotografia: Pierre de Kerchove
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Rô Nascimento
Caracterização: Anna Van Steen
Som Direto: Pedrinho Moreira and Moabe Filho
Montagem: Eduardo Chatagnier
Trilha Sonora: O Grivo
Desenho de Som: Elsa Ferreira
Mixagem: Branko Neskov
Produção: REC Produtores / Ukbar Filmes / Wanda Films
Distribuição: Imovision

Programe-se: "Joaquim"

Sábado (3) e domingo (4), às 11 horas, no Moviecom Arte. Maxi Shopping Jundiaí, avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.000, Vila Rio Branco.



Fotos: Divulgação
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Olha quem te espera no Maxi…

Papai Noel já está no shopping, acompanhado de Mamãe Noel e rodeado de diversão

Patas-de-vaca

Por Valquíria Malagoli

Partidão

Por Vera Vaia

Marília Mendonça manda bem em Jundiaí, mas vai embora e jatinho fica

Ela fez a “Festa das Patroas” no Parque da Uva junto com Maiara & Maraísa, mas teve problemas no aeroporto
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.