Jundiaqui
Jundiaqui

Uma Argentina além do Tango, por Carlos Saura

Jundiaqui
30 de junho de 2017
Hermanos estão em cartaz no Moviecom Arte deste final de semana

Do site Temperos de Cinema

Zonda é o nome de um vento que sopra no noroeste da Argentina e também o título original da nova obra prima do mestre espanhol Carlos Saura. Ele se deixa carregar pelo vento em uma viagem à cultura e folclore da terra de Gardel, indo muito além do tango.

zonda31Em “Argentina”, título do filme no Brasil, Saura se volta para outras expressões musicais e danças dos nossos hermanos, como a zamba, o chamamé, a chacarera, o malambo, a copla, a vidala e o carnavalito.

E nessa diversidade de ritmos do folclore argentino, ele nos leva a conhecer a rica e multifacetada cultura andina.

A paixão de Saura pela música e pela dança, deu ao diretor uma nova vida depois dos filmes engajados e de protesto do período Franco. Entre suas muitas obras primas desta nova fase estão “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983), “El Amor Brujo” (1986), “Ay Carmela” (1990), “Tango” (1998) e os impressionantes “Goya em Bordéus” (1998) e “Salomé” (2003).

maxresdefault“Argentina” é um documentário que mescla passado, presente e futuro para se aprofundar no folclore argentino, rendendo homenagens a verdadeiras lendas como Mercedes Sosa, Pedro Aznar, Soledad Pastorutti e Luis Salinas.

Com pouca fala, Saura deixa que a música e a dança transmitam a beleza e as singularidades da cultura argentina, em uma visão apaixonada e muito pessoal do diretor, que encontrou uma forma universal, envolvente e inspirada de abordar diferentes tradições artísticas e culturais.

464516
Ficha Técnica:
Título original: "Zonda: Folclore argentino"
Direção e roteiro: Carlos Saura
Fotografia: Felix ‘Chango’ Monti
Música: Lito Vitale
Gênero: Documentário
País: Argentina, Espanha, França
Ano: 2015.

O filme estará em cartaz no Maxi Shopping Jundiaí neste sábado (1º) e domingo (2), às 11 horas. Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.000, Vila Rio Banco.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Dia da maldade

Pelo chef Manuel Alves Filho

Universitário por um dia

Por José Renato Nalini

Dia da maldade

Pelo chef Manuel Alves Filho

Shelly Simon e Rick Rici no Happy Hour do Maxi

Dupla se apresenta de graça na noite desta terça-feira no shopping
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.