LOADING...

Jundiaqui

 Crônica da Cozinha – Barato com muito valor (Segunda Parte)
10 de dezembro de 2019

Crônica da Cozinha – Barato com muito valor (Segunda Parte)

Chef Manuel Alves Filho

Existem muitas dimensões relacionadas ao ato de cozinhar. Uma das mais importantes é a generosidade. E esta pode ser manifestada de diversas formas, notadamente por meio da troca de ideias e experiências. Digo isto em razão da croniqueta que publiquei tratando das alternativas à carne bovina, cujo preço alcançou a estratosfera (leia). A publicação rendeu… Muitas pessoas colaboraram com sugestões para a substituição dos cortes bovinos por outras proteínas animais ou mesmo vegetais. Muito obrigado a todos.

Aproveitando o clima colaborativo, resolvi oferecer outra dica de receita sem carne bovina e que seja econômica. Minha recomendação é a sardinha, peixe barato (R$ 13,90 o quilo), saboroso e muito nutritivo. Também é um pescado versátil, pois pode ser frito, grelhado ou feito à moda escabeche.

No meu caso, fiz frita. Primeiro, temperei com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Aqui, há que se ter cuidado para não deixar o pescado marinando, porque a acidez do limão cozinha a sua carne. Depois, empanei numa mistura de farinha de trigo e fubá e fritei por imersão em óleo de milho. O fubá, neste caso, deixa a sardinha mais crocante. Como guarnição, preparei uma salada de feijão de corda, alentada por uma deliciosa pimenta de cheiro. Para comer em êxtase!

Prev Post

Daiana Carrero leva o universo…

Next Post

As coisas simples de um…

post-bars

Leave a Comment