Jundiaqui
Jundiaqui

E não é que até queijo a Serra do Japi dá?

Jundiaqui
8 de agosto de 2018
Ele é produzido em uma fazenda de Cabreúva e combina técnicas suíças e alemãs às nacionais

A Fazenda Pé do Morro, de Cabreúva, ganhou destaque na 3ª edição do Festival Fartura, graças ao artesanal Queijo Serra do Japi. Ela produz queijos de leite de vacas Jersey e Pardo-Suíço que são criadas em meio a essa nossa grande muralha verde (a serra pertence também às cidades de Jundiaí, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus).

Uma das delícias é o Piá, um queijo de casca lavada e massa mole. Há ainda o Granito, Pingado e o Sol do Japi (pode ser apreciado com 3, 6 ou 9 meses de maturação, cada um deles com uma complexidade de aroma e sabor diferente). Também há o Lua da Serra, feito com leite pasteurizado e maturado em grelhas que permitem a circulação do ar, deixando-o com uma cobertura de mofo branco.

O mestre queijeiro é Érico Kolya, que aprendeu os segredos na Suíça e na Alemanha e combinou essas técnicas com as usadas por aqui em regiões como a da Canastra.

Falta tradição para São Paulo? É incomparável com a mineira, mas o festival comprovou que existem novidades... Doze produtores ofereceram cerca de 120 tipos de queijos e agora estão reunidos no Caminho do Queijo Artesanal Paulista. São produtos dos mais variados sabores, texturas e cores, também em diversas formas e à base de leite de vaca, búfala, cabra ou ovelha.

Essa rota passa por Cabreúva, Joanópolis, Amparo e outras cidades mais distantes de Jundiaí, como São José do Rio Pardo.

Foto: Divulgação
Jundiaqui
Você vai
gostar de

TVTEC em festa pela paz

Sábado tem celebração de 22 anos da fundação TVE no Complexo Argos

Vodka Kadov pra animar o aniversário do JundiAqui terça

CRS Brands vai receber os convidados da festa no Casa Cica com um brinde. Viva!

JundiAqui lança dia 19 de maio o jornal da Festa Italiana

Aqui o convite aos anunciantes para que divulguem sua marca a esse grande público da Colônia, do Caxambu, da Ponte e vizinhanças

DIA DA MULHER \ Carmelita é ‘para-raio espiritual’ para Jundiaí

Madre Maria Madalena de Jesus vive reclusa com mais 20 irmãs 
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.