LOADING...

Jundiaqui

 Galera ocupa o Escadão com “Batalha de Rap”
2 de novembro de 2018

Galera ocupa o Escadão com “Batalha de Rap”

Ligação entre Centro e Vila Arens ganha vida à noite em Jundiaí, sempre elegendo um campeão

Edu Cerioni

Toda quarta-feira à noite tem “Batalha de Rap” no Escadão. O JundiAqui mostra com exclusividade o desafio que reúne jovens toda semana ali. No Halloween, dia 31, o encontro de MCs espalhados por Jundiaí, Cajamar, Campo Limpo e outras cidades foi movimentado. E é sempre assim, rolando o chamado “desafio de sangue”.

Os combatentes têm que desenvolver rimas com ataques verbais ao adversário e vence o melhor na opinião da galera, que aplaude freneticamente o “fera” da improvisação.

“Quero ver, quero ver sangue!” é o grito que se ouve ao longe e que marca o intervalo de cada jogo. O silêncio só se faz com um cara a cara com outro.

Chamada de “Batalha de Banda”, essa reuinão de MCs no Escadão tem um organizador que recebe as inscrições gratuitas. Depois, cada um com seu número participa do sorteio que define os adversários. Quem ganha, passa de fase e segue vivo. No final, um só vai ser coroado.

A moçada nem imagina, mas não poderia ter escolhido melhor lugar do que o Escadão para a “Batalha de Rap”. Isso porque aquele espaço chamado popularmente de Escadão na verdade tem o nome de Monte Castello, uma homenagem a uma batalha na Itália com brasileiros em ação e que ajudou a colocar ponto final à Segunda Guerra Mundial.

Trata-se de uma manifestação cultural e um grito de resistência, como contou um dos rimadores. E vem ganhando cada vez mais participantes graças a internet, vital para a divulgação.

A última edição da competição reuniu mais de 40 pessoas, entre participantes e torcedores. Além do “Batalha de Banda”, Jundiaí tem outra rinha, a da “Batalha do Bronx”, que acontece toda sexta-feira, também a partir das 20 horas, nas escadarias da Estação Ferroviária.

MAIS AGITO

No Halloween, além do pessoal da batalha um outro grupo também se reuniu no Escadão, com roda de bate-papo.  Na noite de 31, três guardas municipais fizeram ronda no Escadão. Uma viatura da PM ficou parada em frente à Câmara Municipal.

Fotos: Edu Cerioni

Prev Post

Balanço geral

Next Post

Um grito de socorro

post-bars

Leave a Comment