Jundiaqui
Jundiaqui

Exclusivo: escritor de Jundiaí terá gibi com a “Turma da Mônica”

Jundiaqui
19 de novembro de 2019
André Kondo, articulista do JundiAqui, escreve a história "Lendas Japonesas" em parceria com Maurício de Sousa

Durante a Japan House, em São Paulo, a Editora JBC anunciou nesta segunda-feira (18) o lançamento de uma história em quadrinhos com lendas japonesas recontadas por André Kondo e ilustradas com a "Turma da Mônica", de Mauricio de Sousa. O escritor radicado em Jundiaí é um dos articulistas do JundiAqui.

"Foi difícil guardar esse segredo, enquanto eu escrevia esse livro. A cada vez que uma ilustração chegava, eu me sentia como uma criança que ganha o seu primeiro gibi, uma criança que consegue ler sozinha as primeiras histórias... E me lembro de minha irmã e de meus pais nos levando para a banca para comprarmos gibis da 'Turma da Mônica', uma decisão nossa, já que o dinheiro era merecido com o cumprimento das tarefas domésticas", conta o emocionado Kondo.

O escritor conheceu Mauríco em 2018, quando foi curador da 2.ª FLIVI, a Festa Literária de Vinhedo, que homenageou o pai da Mônica, do Cebolinha, do Cascão... Agora em 2019, eles se reencontraram na Bienal do Rio.

"Contar uma história com a 'Turma da Mônica'? É como se eu me tornasse um ajudante do Mauricio, na tarefa de criar infâncias", comemora. O lançamento será no primeiro trimestre de 2020.

A história contará com um total de doze contos baseados no folclore japonês, como, por exemplo, a lenda de Momotarou. O livro é totalmente colorido, com capa cartão, chegando no formato 20 x 27 cm, exclusivo para livrarias.

André Kondo é autor de nove livros, sendo oito premiados, incluindo "O Pequeno Samurai" (FTD, finalista do Prêmio Jabuti 2015 e M. H. Prêmio João-de-Barro). Recebeu mais de duzentos prêmios literários, possuindo textos publicados em várias antologias e revistas literárias no Brasil e em Portugal.

Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por mais de 60 países em busca de inspiração para a sua escrita. Recebeu a Bolsa de Criação Literária ProAC do Governo de São Paulo para escrever o livro "A peregrinação das folhas caídas", relato poético de sua viagem literária pelos Estados Unidos, realizada como prêmio pela sua obra "Cem pequenas poesias do dia a dia" (Prêmio Unifor). Ministra palestras e oficinas de criação literária em vários eventos pelo país. Vive de literatura, um feito raro no Brasil de hoje.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Marte? Que nada, Nasa de olho no Parque da Uva

“Science Day” vai ser neste dia 8 de março, a partir das 9h, com entrada franca

“Planeta dos Macacos: A Guerra” é show digital dos primatas

Medo, ódio, compaixão estão em evidência como nunca nestes rostos artificiais cobertos de pelos

Fim de semana instrumental no Polytheama

Sábado tem Orquestra Municipal e quarteto, com duo no domingo

Le Chef a Pé troca de comando: sai Natália e entra Kaio Wilmers

Criadora da feira gastronômica anuncia pelo Facebook que transferiu 100% do negócio
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.