Jundiaqui
Jundiaqui

Aventura sobe pelas paredes no Gravidade Zero

Jundiaqui
20 de fevereiro de 2018
Espaço inaugura seu Centro de Treinamento de Técnicas Verticais na Vila Municipal

Nervoso, angustiado, ansioso? O jeito é subir pelas paredes... mas do modo certo, praticando um esporte que elimina o estresse e traz bem-estar físico e mental. A novidade em Jundiaí é o Centro de Treinamento de Técnicas Verticais do Gravidade Zero, inaugurado sábado (17) na Vila Municipal.

Oferece muros de escalada e também prancha para treino de costura e "parada", que simula como se faz na rocha, rapel com saída no negativo, rede de abordagem e Circuito de Treinamento de Acesso por Cordas, descreve o coordenador do centro indoor, Anderson Redressi, sobre os diferenciais.

Anderson lembra que não há outra academia do gênero em Jundiaí e que o pessoal daqui tinha que ir para Valinhos ou São Paulo em busca desse esporte de aventura.

As aulas serão nas sextas-feiras, entre 19 e 22 horas, com valor que parte de R$ 30,00. O orientador é Celso Bassan, que avisa não haver limite de idade para a prática - mas menores de 18 anos têm que ir acompanhados de um responsável.

Todo o equipamento tem certificação internacional, como no caso das cordas, cadeirinhas, mosquetão, freios etc.

Anderson, que se prepara para a disputa de campeonatos de escalada no Chile e na Alemanha (no Petzl Rope Trip), lembra que a aventura é segura: "Mesmo que a pessoa falhe, haverá um parceiro dando segurança na outra ponta da corda". A altura chega até a 6 metros.

Além de combater o estresse, Anderson diz que a escalada põe ponto final ao medo e promove o aumento da resistência e trabalha a explosão muscular, melhorando a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo. "Tem que ter visão estratégica a cada novo movimento", lembra.

O praticante de escalada mexe com o corpo todo, desde mãos, braços e panturrilhas, músculos abdominais e lombares e até os glúteos. "É muito bom pra saúde, mas desde que acompanhado de um profissional", avisa Anderson, que cita o aquecimento como fundamental para quem vai se aventurar a subir por muros, redes os cordas.O Centro de Treinamento de Técnicas Verticais fica no Gravidade Zero, à rua Dulce Pinheiro de Moraes, 187, Vila Municipal - travessa da rua dos Bandeirantes. Para saber mais, ligue (11) 94733-2699.

Circo, teatro...

Sócio de Anderson no Gravidade Zero, Carlos Pasqualin conta que o espaço está completando três anos de atividades com teatro, circo (tecido, trapézio e acrobacias de solo) e capoeira para crianças e adultos. E estão chegando mais novidades: pilates e taekwondo. "Para este ano também teremos alguns saraus e duas estreias do Performático Éos aqui", avisa Pasqualin.  

Fotos: Edu Cerioni 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Há dez anos jundiaiense foi vítima do maior acidente aéreo do Brasil

Em 17 de julho de 2007, o país chorou pela morte de 199 pessoas, entre elas a de Rodrigo Benachio

Dia 16 tem Almoço Mineiro da Apae no novo Espaço Brunholi

Convites estão à venda; quem vai comanda a cozinha é o chef Tom Nando

Tem rei, bruxo, vidente e quem se acha Deus por aqui

Coluna social traz algumas visitas que Jundiaí recebe neste mês de agosto

Não se escolha naufrágio

Por José Renato Nalini
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.