Jundiaqui
Jundiaqui

Aventura sobe pelas paredes no Gravidade Zero

Jundiaqui
20 de fevereiro de 2018
Espaço inaugura seu Centro de Treinamento de Técnicas Verticais na Vila Municipal

Nervoso, angustiado, ansioso? O jeito é subir pelas paredes... mas do modo certo, praticando um esporte que elimina o estresse e traz bem-estar físico e mental. A novidade em Jundiaí é o Centro de Treinamento de Técnicas Verticais do Gravidade Zero, inaugurado sábado (17) na Vila Municipal.

Oferece muros de escalada e também prancha para treino de costura e "parada", que simula como se faz na rocha, rapel com saída no negativo, rede de abordagem e Circuito de Treinamento de Acesso por Cordas, descreve o coordenador do centro indoor, Anderson Redressi, sobre os diferenciais.

Anderson lembra que não há outra academia do gênero em Jundiaí e que o pessoal daqui tinha que ir para Valinhos ou São Paulo em busca desse esporte de aventura.

As aulas serão nas sextas-feiras, entre 19 e 22 horas, com valor que parte de R$ 30,00. O orientador é Celso Bassan, que avisa não haver limite de idade para a prática - mas menores de 18 anos têm que ir acompanhados de um responsável.

Todo o equipamento tem certificação internacional, como no caso das cordas, cadeirinhas, mosquetão, freios etc.

Anderson, que se prepara para a disputa de campeonatos de escalada no Chile e na Alemanha (no Petzl Rope Trip), lembra que a aventura é segura: "Mesmo que a pessoa falhe, haverá um parceiro dando segurança na outra ponta da corda". A altura chega até a 6 metros.

Além de combater o estresse, Anderson diz que a escalada põe ponto final ao medo e promove o aumento da resistência e trabalha a explosão muscular, melhorando a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal e o controle sobre o corpo. "Tem que ter visão estratégica a cada novo movimento", lembra.

O praticante de escalada mexe com o corpo todo, desde mãos, braços e panturrilhas, músculos abdominais e lombares e até os glúteos. "É muito bom pra saúde, mas desde que acompanhado de um profissional", avisa Anderson, que cita o aquecimento como fundamental para quem vai se aventurar a subir por muros, redes os cordas.O Centro de Treinamento de Técnicas Verticais fica no Gravidade Zero, à rua Dulce Pinheiro de Moraes, 187, Vila Municipal - travessa da rua dos Bandeirantes. Para saber mais, ligue (11) 94733-2699.

Circo, teatro...

Sócio de Anderson no Gravidade Zero, Carlos Pasqualin conta que o espaço está completando três anos de atividades com teatro, circo (tecido, trapézio e acrobacias de solo) e capoeira para crianças e adultos. E estão chegando mais novidades: pilates e taekwondo. "Para este ano também teremos alguns saraus e duas estreias do Performático Éos aqui", avisa Pasqualin.  

Fotos: Edu Cerioni 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Davi Chaim coloca espontaneidade das noivas em primeiro plano

Fotógrafo dos casamentos badalados faz exposição no Casa Cica a partir deste dia 24 de abril

Finalíssima da NBA: vale a pena se ligar em cada segundo

Por Luiz Cláudio Tarallo

Quem ousaria?

Por José Renato Nalini

Chupa que é de Uva festeja sua corte para o Carnaval 2018

Vai ter Carnaval neste sábado, com ingressos à venda no primeiro lote a R$ 20,00
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.