LOADING...

Jundiaqui

21 de dezembro de 2017

Jundiaiense que é rei no México comemora aniversário

Bira Chagas ganha os parabéns pelos 71 anos neste dia 21 de dezembro

Edu Cerioni

A foto acima é de dois reis do futebol. Pelé é idolatrado no mundo todo como o maior atleta de todos os tempos. Bira Chagas nunca defendeu a seleção ou brilhou em grandes clubes do Brasil, mas ainda tem nos mexicanos seus súditos. Neste 21 de dezembro, o jundiaiense festeja seus 71 anos de idade.

Bira e Pelé estiveram juntos no México, onde o camisa 10 levou a seleção canarinho ao tricampeonato mundial. Aquela conquista da Copa de 1970 abriu as portas para Bira se tornar anos depois o grande astro do time do Monterrey, feito para o qual os mexicanos tiram o sombreiro até hoje.

Estive em Monterrey em 2015 e vi o carinho que o povo tem por Jundiaí, fruto da história de Bira. Disse que era amigo de Bira Chagas ao motorista de táxi que me levou do aeroporto ao hotel e o tratamento foi cheio de sorrisos. Contei ao pessoal da Femsa, onde a Coca-Cola também tem fábrica – a nossa é a maior do mundo – e todos, sem exceção, sabiam exatamente de quem se tratava, mesmo ele não jogando mais há décadas.

Conheci o novo estádio dos Rayados de Monterrey, onde Bira foi saudado entre os ídolos eternos durante a inauguração de agosto de 2015.

Una estrella

Bira, o Ubirajara Chagas, para muitos lembrados aqui como o dono dos extintos Bar Birra e Café Tequila, vestiu a camisa 10 do Monterrey por 15 anos. Aparece nos top dez dos artilheiros da equipe que passou a ser responsabilidade da Coca-Cola.

Meia da Ponte Preta, do São Bento e da Portuguesa Santista, Bira se achou mesmo nos campos mexicanos, levando mais de 80 mil pessoas a sua despedida. Bira jogou futsal e basquete em Jundiaí, mas não vestiu a camisa do Paulista – em seu retorno do México, foi para o Juventus, da Capital, no qual se despediu dos gramados.

Prev Post

Jesus nasce no coração de…

Next Post

Uma historia de Natal

post-bars

Leave a Comment