Jundiaqui
Jundiaqui

A regra é clara, mas causa polêmica

Jundiaqui
20 de março de 2018
Rafael Porcari escreve sobre novo quadro da TV em que ex-juízes debatem erros que veem nos jogos

Rafael Porcari

Viram a nota de repúdio da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol reclamando do novo quadro da SporTv? Os comentaristas de arbitragem da Rede Globo discutem os lances da rodada reunidos. Muito bacana e instrutivo ao torcedor comum. Ótimo para quem gosta de estudar as Regras de Futebol. Só que nem todo mundo gostou…

Arthur Alves Jr, o “Arthurzinho do Sindicato” (para quem não ligou o nome à pessoa: é aquele senhor que fica com o tablet tirando fotos no gramado em boa parte dos jogos na Capital), divulgou uma nota reclamando da exposição dos árbitros. Será que os juízes não aceitam ou não aguentam críticas?

Ora, se elas são educadas e democráticas, portanto são válidas e devem ser respeitadas. O que não pode é xingar ou fazer juízo de desonestidade sem provas, que acabe ofendendo a honra das pessoas como criminosas. Quanto a erros ou acertos, a crítica é normal! Quer mais do que alguns programas que escracham jogadores, técnicos e outros membros do futebol?

Arthur Alves Junior afirmou que os profissionais de arbitragem acabam expostos pelo programa. “Nossos profissionais são exigidos constantemente. Não queremos esconder nossos equívocos embaixo do tapete, porém podem ser discutidos em fórum apropriado”, declarou o presidente do Safesp. “Não vejo as equipes exporem seus atletas. Isso não pode ser feito com nossos árbitros”, completou.

Parece um momento desnecessário da entidade dos árbitros.

Aqui, divido com vocês o parecer que o jurista Alcides Leopoldo e Silva Júnior fez no site do ex-árbitro Valdir Bicudo, uma visão excepcional sobre o caso: “Desde que presente o caráter jornalístico da utilização da imagem, é dispensado o consentimento para a publicação e divulgação da imagem das pessoas públicas. O árbitro é um ser público e o programa em tela tem caráter jornalístico. Logo, inexiste proibição quando houver situações como a vociferada pelo nobre jurista. O que significa que, a reivindicação do Safesp/SP, não encontra amparo jurídico”.

Nota da Redação: na foto, Arnaldo César Coelho, que comanda o novo quadro "A Regra é Clara", no SporTV.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

O Muro

Dr. Didi fala dos diferentes muros que a política ergue e no qual alguns lamentam, outros ficam em cima…

As novidades na Regra do Jogo funcionaram?

Por Rafael Porcari

INOS CORRADIN! E lá nave vá!

Por Wagner Ligabó

Clareamento dentário é um dos campeões de desejo

86% das pessoas buscam procedimentos odontológicos para se sentirem mais confiantes
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.