Jundiaqui
Jundiaqui

DIA DA MULHER \ Vera Vendramin: do campo viestes, no campo vencerás

Jundiaqui
8 de março de 2018
Junto com a irmã Sandra, mantém o sítio da família ativo e cheio de atrativos nas rotas da Uva e do Vinho

As mulheres que comandam propriedades rurais em Jundiaí se contam nos dedos das mãos. Duas delas são as irmãs Vera e Sandra Vendramin, que tocam a propriedade herdada do pai no Caxambu, mantendo ali a produção de uva e outras frutas, além de vinho artesanal e transformada agora também em atração turística.

O Sítio Vendramin faz parte da Rota da Uva, já consolidada, e da recém-lançada Rota do Vinho, assim como da AVA, a associação dos produtores de vinho. Sandra conta que o pai, seu Arlindo, morreu em 2014 e foi então que as irmãs resolveram assumir o controle, pois a mãe, dona Durvalina, não teria condições de tocar o sítio criado nos anos 20 - Isabel Cristina acabou não se interessando por tomar parte nos negócios e uma quarta irmã, Sônia Carolina, já faleceu.

Esse trabalho no campo fez com que Vera e Sandra recebessem em 2017 uma homenagem como empreendedoras rurais do ano.

Vera fez contabilidade e diz que aprende junto com a irmã as diferentes tarefas que o sítio de 100 mil m² exige - é uma área rural dentro do perímetro urbano da cidade - por conta da criação de suínos e bovinos e produção diversificada de frutas como uva, goiaba, pêssego e caqui, entre outras. A goiaba colocou Vera nos programas "Globo Rural" e "Nosso Campo".Aos 53 anos, casada com Afonso Antunes e mãe de Lucas e Bruno, Vera conta que cada dia é uma novidade. E ela não fica parada: tem a adega e também uma espécie de museu com ferramentas usadas na roça por seu pai e pelo avô. Nos finais de semana, recebem grupos de turistas com sucos, doces, geleias, cafezinho e até pão de uva.

A coragem de arregaçar as mangas literalmente para manter viva a tradição das famílias italianas de imigrantes no campo nos faz homenagear Vera Vendramin neste Dia da Mulher.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Sabres de luz para iluminar o Centro

“Sexta no Centro” vem com duas bandas e parada cosplay a partir das 18h

Festa da Uva 2018 começa com tradição e histórias

A fotógrafa Ligia Ballas registra a abertura da 35ª edição da Festa da Uva  

O lado obscuro do esporte

Por Luis Cláudio Tarallo

Como sobreviver? É preciso ajuda da sociedade

Por Verci Bútalo, presidente do Grendacc
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.