LOADING...

Jundiaqui

19 de janeiro de 2018

Festa da Uva leva visitantes para “dentro” da plantação

35ª edição da celebração monta espaço que remete a casas de plantadores de uva

Uma casa montada com raridades de móveis antigos emprestados por famílias da cidade e um pedaço de terra com videiras e uvas no meio do pavilhão formam o lugar onde grande número de atores e atrizes falam o tempo todo em um cotidiano que parece ter voltado no tempo.

“É uma surpresa completa. E olha que sou da Colônia… é uma oportunidade de recordar histórias dos mais velhos e passar para os filhos”, definiu Sérgio Florentino, que conheceu esse espaço com a mulher Shirley e os filhos Hayssa e Ryan.

O local fica ao lado da exposição de frutas premiadas, no primeiro pavilhão da festa, e envolve um bom número de atores e atrizes locais que não param de falar entre si e com o público em sotaques que lembram o “italiano acaipirado” que marcou época na cidade. A montagem, com roteiro de Marcelo Peroni (também gestor da Cultura), provoca a imaginação dos visitantes.

Dali se chega ou se sai pelas rampas que levam ao segundo pavilhão, central, que tiveram o chão pintado de trilhos de trem com enormes fotos de estações de Jundiaí, São Paulo ou Rio nas paredes de chegada e imagens antigas de agricultores embarcando caixas de uva nos vagões nas laterais.

No grande pavilhão central, onde além do palco ocorrem também os momentos da lendária “pisa da uva”, a volta inteira é marcada pelas adegas tradicionais de vinho de Jundiaí e pela simpatia das suas famílias no atendimento ao público. Uma amostra de um tinto seco aqui e outra de uma geleia de maçã com pimenta ali, uma nova rampa de trilhos pintados leva ao terceiro pavilhão onde os diversos bairros rurais da cidade apresentam caixas da grande estrela da festa – a uva Niagara, além de outras variedades – além de outras frutas cultivadas na cidade e também o suco.

Festa da Uva 2018

E há muito mais. Do lado externo um grande anel de estandes reúne artistas locais do artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão. Para participantes como Míriam Fernandes, a Vovó Mia, o evento é como estar em casa. “É uma festa onde a cidade mostra o que tem de melhor”, justifica ao lado de bonecas e objetos caseiros colocados ao lado de uma série de cestas de uvas em tecido.

Outro corredor longo, chamado Empório, reúne estandes de produtos originais ligados às rotas turísticas da cidade. Uma enorme área forma para as crianças o Espaço Kids. E a maior de todas é dedicada aos estandes de comidas típicas das festas comunitárias tradicionais da cidade. É quase um passeio pela alma de Jundiaí.

Por José Arnaldo de Oliveira

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva vai de Trio em Transe, Funk’s Natra, Rudy, Telminha…

Prev Post

Dia da Maldade

Next Post

Agricultores são garantia da qualidade…

post-bars

Leave a Comment