LOADING...

Jundiaqui

 “Italianada” receberá os visitantes na Festa da Uva
17 de janeiro de 2019

“Italianada” receberá os visitantes na Festa da Uva

Atores vão festejar a chegada dos visitantes no Parque da Uva a partir desta quinta

Uma pequena multidão de atores de Jundiaí vai receber os visitantes, até o dia 3 de fevereiro, com trajes e sotaques típicos dos imigrantes italianos. O grupo passou por “imersões” em meio aos vinhedos da zona rural e aos agricultores e suas famílias, sentindo o cotidiano de tradições, trabalho e alegria que marcam esse segmento que há mais de 80 anos tornou a cidade conhecida como a Terra da Uva.

“É uma turma muito entusiasmada para fazer os visitantes sentirem a essência dessa cultura local”, comenta Joelma Marcolino.

Uma verossímil vila de imigrantes italianos, que chegaram a Jundiaí mais de 250 anos depois do início da povoação da colônia portuguesa mas marcaram a cidade nos mais de 100 anos seguintes, vai estar presente entre os pavilhões que exploram bastante a história local.

Nas quatro rampas entre os três pavilhões, os visitantes vão caminhar sobre trilhos de trem pintados no chão, com capricho, por alguns dos talentosos grafiteiros artísticos da cidade. “Foram dias que terminaram com dor nas costas e cansaço, mas agora todos podem conferir”, afirma o artista Márcio Insane.

O trem, que teve na cidade a sede da Companhia Paulista, é outra parte importante dessa história e das tradições locais.

A decoração é um dos pontos altos da Festa da Uva de Jundiaí, que nasceu há mais de 80 anos em 1934 ainda no antigo Mercado Municipal, depois Centro das Artes, no Centro Histórico. A partir do final da década de 1950 mudou-se para o Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, onde está até hoje.

As atrações dos mais variados tipos são voltadas a famílias, crianças, jovens, idosos e turistas dos mais diversos estados e países. Além dos pavilhões, são 5.400 metros quadrados de área coberta somente na praça de alimentação, 500 metros quadrados para os produtos típicos das rotas turísticas no Empório e 1.300 metros quadrados de área de artesanato e souvenirs. Para crianças, além do Espaço Infantil, ainda haverá ações do programa Rua de Brincar.

A música, além de incluir o sotaque italiano em diversos momentos como na Pisa da Uva aos sábados e domingos às 14h30 com o grupo Stella Bianca, tem todos os outros ritmos presentese. A cantora Vitória Cursino convida o público para conhecer o reggae da banda Aluá no fim da tarde do sábado, às 18 horas, mesmo dia que tem pela manhã a chegada de uma tratorada. “Venham curtir um som autoral de qualidade”, garante.

(veja a programação)

Ma che bella festa.

Prev Post

Rainha da Festa da Uva…

Next Post

Festa da Uva começa com…

post-bars

Leave a Comment