LOADING...

Jundiaqui

 Colônia completa 30 anos ininterruptos de Festa Italiana
2 de junho de 2018

Colônia completa 30 anos ininterruptos de Festa Italiana

Ele surgiu em 1988, ano em que se comemorou o centenário da imigração italiana em Jundiaí

A Festa Italiana di Jundiaí foi idealizada por Alfredo Paoletti e padre Giuseppe Bortolado e inspirada nas festas que aconteciam com grande sucesso em São Paulo, a de San Genaro e a de Nossa Senhora de Archiropita.
O sucesso foi tanto que ela inspirou eventos semelhantes por toda a cidade, que hoje vê comemorações como Festa Portuguesa, Festa das Nações e outras.

Nesses 30 anos, o macarrão se manteve firme e forte no cardápio, sempre renovado com uma ou outra novidade da culinária italiana. E tudo acompanhado da alegria e boa música, como a “La Bella Polenta” – por sinal, polenta é uma das muitas delícias que se serve na festa, bem temperadinha e frita no ponto certo.

Religião

A religiosidade na Colônia vem de longa data, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos – a maioria vinda da região de Vêneto -, que vieram morar sob uma grande figueira, em barracas rústicas, no distante 1887.  Dez anos depois, foi eleito o 1º conselho pró-criação da Capela Sagrado Coração de Jesus, do Núcleo Colonial Barão de Jundiaí – onde hoje está a Praça José Orlandi.

Já em julho de 1899 a comunidade comemorou a cobertura da capela com telhas doadas por várias pessoas. E, em novembro deste mesmo ano, foi celebrada a primeira missa, presidida pelo Cônego Agnello de Moraes.

Tempos depois, em 1955, o padre Hermenegildo Amimanti encaminhou à Curia Metropolitana de São Paulo requerimento para a construção de uma nova igreja. Em  1957, realizou-se a festa da cobertura.

Durante o passar dos anos, a igreja recebeu mais obras, sendo que, em 1974, a comunidade promoveu uma festa para arrecadar verbas e encomendar os bancos da igreja – sim, vieram de uma quermesse. Hoje, a Matriz é imponente e bela, graças em grande parte aos esforços dos voluntários de promover a Festa Italiana di Jundiaí desde 1988 para cá ininterruptamente.

Serviço: até 10 de junho, aos sábados (19h30 às 23h30) e domingos (entre 11 e 15 horas), a Festa Italiana agita a Praça José Orlandi, com música e delícias da culinária italiana.

Pelo quarto ano consecutivo, a Festa Italiana di Jundiaí ganha seu jornal bilíngue, português e italiano, com a grife JundiAqui. A distribuição é gratuita e você pode pegar seu exemplar no comércio da Colônia…

 

Prev Post

Dia 10 tem almoço premiado…

Next Post

“O brasileiro não sabe votar”

post-bars

Leave a Comment