Jundiaqui
Jundiaqui

Colônia completa 30 anos ininterruptos de Festa Italiana

Jundiaqui
2 de junho de 2018
Ele surgiu em 1988, ano em que se comemorou o centenário da imigração italiana em Jundiaí

A Festa Italiana di Jundiaí foi idealizada por Alfredo Paoletti e padre Giuseppe Bortolado e inspirada nas festas que aconteciam com grande sucesso em São Paulo, a de San Genaro e a de Nossa Senhora de Archiropita.
O sucesso foi tanto que ela inspirou eventos semelhantes por toda a cidade, que hoje vê comemorações como Festa Portuguesa, Festa das Nações e outras.

Nesses 30 anos, o macarrão se manteve firme e forte no cardápio, sempre renovado com uma ou outra novidade da culinária italiana. E tudo acompanhado da alegria e boa música, como a “La Bella Polenta” – por sinal, polenta é uma das muitas delícias que se serve na festa, bem temperadinha e frita no ponto certo.

Religião

A religiosidade na Colônia vem de longa data, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos - a maioria vinda da região de Vêneto -, que vieram morar sob uma grande figueira, em barracas rústicas, no distante 1887.  Dez anos depois, foi eleito o 1º conselho pró-criação da Capela Sagrado Coração de Jesus, do Núcleo Colonial Barão de Jundiaí – onde hoje está a Praça José Orlandi.

Já em julho de 1899 a comunidade comemorou a cobertura da capela com telhas doadas por várias pessoas. E, em novembro deste mesmo ano, foi celebrada a primeira missa, presidida pelo Cônego Agnello de Moraes.

Tempos depois, em 1955, o padre Hermenegildo Amimanti encaminhou à Curia Metropolitana de São Paulo requerimento para a construção de uma nova igreja. Em  1957, realizou-se a festa da cobertura.

Durante o passar dos anos, a igreja recebeu mais obras, sendo que, em 1974, a comunidade promoveu uma festa para arrecadar verbas e encomendar os bancos da igreja – sim, vieram de uma quermesse. Hoje, a Matriz é imponente e bela, graças em grande parte aos esforços dos voluntários de promover a Festa Italiana di Jundiaí desde 1988 para cá ininterruptamente.

Serviço: até 10 de junho, aos sábados (19h30 às 23h30) e domingos (entre 11 e 15 horas), a Festa Italiana agita a Praça José Orlandi, com música e delícias da culinária italiana.



Pelo quarto ano consecutivo, a Festa Italiana di Jundiaí ganha seu jornal bilíngue, português e italiano, com a grife JundiAqui. A distribuição é gratuita e você pode pegar seu exemplar no comércio da Colônia...

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Samba e feijoada embalam Carnaval do Tênis Clube

Sócios e convidados se deliciam com o ‘feijão maravilha’ e dançam em uma gostosa tarde de domingo

Brinds

Pelo chef Manuel Alves Filho

Grêmio Pedro Fávaro premia as melhores poesias

Vai ser na tarde deste sábado, no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa Para comemorar seus 15 anos de fundação, o Grêmio Cultural Pedro Fávaro lanço [ ... ]

Maionese

Pelo chef Paulo de Luna
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.