LOADING...

Jundiaqui

 2020 chega com mensagem de passarinhos
29 de dezembro de 2019

2020 chega com mensagem de passarinhos

 

Verão é marcado pela beleza de 339 diferentes espécies de aves

José Arnaldo de Oliveira

Existe um motivo forte para aumentarmos a prioridade da natureza em Jundiaí, mesmo em meio à pressão econômica e urbana vinda da/do capital. É a presença de 339 espécies de passarinhos, especialmente no verão em que estamos e onde ocorre sua maior presença pela época de reprodução. Quantas você conhece?

A maioria não é vista na área urbana, embora a arborização influencie muito, e prefere as zonas rurais ou da serra. Algumas, somente nas poucas áreas mais preservadas e com escassa presença humana.

O número pode ser maior, mas essas 339 espécies são as registradas por 110 observadores no maior portal brasileiro de ornitologia, o Wikiaves. Nele, uma fotografia pode por exemplo ser avaliada por especialistas para a identificação da espécie.

Podemos ter uma população de pássaros tão grande como a humana, mas a partir de certo ponto as condições para essa convivência podem ser inviabilizadas. A poluição sonora, o desaparecimento de matas ou frutos e flores específicos, a ameaça de animais alienígenas como gatos, as rotas de aviões e helicópteros, a redução de insetos e anfíbios, muita coisa pode causar impacto.

Por outro lado, uma ação para fortalecer o conhecimento sobre o tema poderia até criar demanda em um campo de turismo como a observação de aves, com benefícios econômicos.

A educação é um setor essencial. A perda de ambiente ou a mudança climática está diante de nossos olhos e jovens da atual geração estão cada vez mais acordados para isso, mesmo com o abismo da desigualdade. Seria preciso ver também como a antiga cultura caipira das gaiolas poderia ser atualizada aproveitando essa conexão, que gerou inclusive canções.

Como já fiz no jornal Bom Dia em 2012 e no portal oficial de Jundiaí em 2016, recomendo artigos como sobre aves e parques. Minha saudação a todos os 110 observadores da cidade.

Para 2020, um viva aos passarinhos de Jundiaí.

Fotos:

Wikiaves / Reprodução
Renan Bonança / Reprodução

Prev Post

Entrada ou principal?

Next Post

Cãozinho na coleira é bem-vindo…

post-bars

Leave a Comment