Jundiaqui
Jundiaqui

Amil traz expertise global em saúde para somar à tradição da Sobam

Jundiaqui
11 de setembro de 2018
Maior operadora de planos do país faz parte do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa de saúde do mundo

Edu Cerioni

A Amil anunciou nesta terça-feira (11) a aquisição da Sobam, acordo que vinha sendo desenhado nos últimos 18 meses e que tem agora a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É uma somatória: une a tradição de 50 anos do grupo jundiaiense ao maior operador de saúde do Brasil e com aval do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa de saúde do mundo, dona ainda da Américas Serviços Médicos e da Optum.

Sérgio Ricardo do Santos, CEO da Amil, que tem 6 milhões de beneficiários entre planos de saúde e odontológico pelo Brasil, esteve em Jundiaí para explicar a troca de comando e tranquilizar os cerca de 120 mil associados da Sobam de que nada muda no atendimento que é prestado hoje, assim como valores. "O que diferencia é que, como líder de mercado, a Amil tem maior capacidade de investimentos e know-how para aperfeiçoar os processos que resultem em mais saúde aos assistidos. E esses vão ver mais valor agregado naquilo que já pagam".

A abrangência no atendimento dos segurados não será estendida nacionalmente, como alguns podem interpretar equivocadamente - pelo menos não neste momento de transição. O beneficiário segue usando a mesma estrutura atual, com o Hospital Pitangueiras e suas unidades intensivas adulta, pediátrica e neonatal, além das oito unidades ambulatoriais.

"Nosso desafio contínuo é melhorar os processos a partir do entendimento da demanda das pessoas que servimos e ajudá-las a viver de forma mais saudável. Não há interesse em mudar nada. Estudamos muito a empresa e a região e ambas chamaram nossa atenção pela qualidade dos serviços e potencial de crescimento". Ele lembrou ainda que a construção do futuro será feita com aprendizagem do passado.

Santos destacou ainda a história relevante da Sobam na cidade, o que chamou a atenção para uma aproximação da Amil, destacando ainda sua boa performance, em especial o nível de excelência que o Hospital Pitangueiras recebeu da  Organização Nacional de Acreditação - ONA.

Com 40 anos de história, a Amil foi criada por um engraxate que se formou médico e hoje abrange mais de 28,7 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagens. "Se somarmos Sobam e Amil estamos comemorando 90 anos de saúde", disse.

Com o Pitangueiras, agora são 14 hospitais da Amil, este de Jundiaí o primeiro no Interior de São Paulo. Sobre a escolha de nossa cidade, fez elogios: "É o 15º maior PIB de São Paulo, com mais de 1,9 mil novas empresas só este ano, que vão buscar assistência para seus colaboradores e vamos oferecer esse acesso". A Amil tem cerca de 361 mil empresas clientes.

Santos lembrou que historicamente o brasileiro gosta de ter seis especialistas a quem recorrer, mas que a Amil vem mostrando que o médico de família é quem conhece e entende melhor as necessidades de cada pessoa. "Hoje a medicina de família é a especialidade mais usada por nossos clientes", explica.

Para ele, Amil e Sobam são mais fortes juntas e essa percepção será logo notada pelos segurados.

Por cláusula contratual, não foram revelados os valores envolvidos na transação.

A Amil apresentou Heraldo Jesus como novo diretor do grupo, Tatiana Santana como diretora médica e João Carlos Ranção Dias como diretor do Hospital Pitangueiras (pela ordem, nas fotos acima). Com isso, se afastam os médicos fundadores Renato Furtado, Arnaldo Reis, Paulo de Luna e Lázaro Freitas, assim como seus descendentes - processo que tem prazo de duas semanas para acontecer -, que deixam como legado um modelo de sucesso em medicina de grupo (na foto abaixo, com o bispo Dom Vicente Costa na Missa do Jubileu de Ouro).



O CEO da Amil contou que “a aquisição está alinhada à estratégia da empresa de investir constantemente em serviços de saúde de alta qualidade, contribuindo para fortalecer a estrutura médica brasileira”.



Leia também:

Missa marca comemoração do Jubileu de Ouro da Sobam

Pequenos que são grandes milagres, com a ajuda da Medicina


Para prevenir doenças, Sobam põe a terceira idade pra cantar e dançar



 

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Depois da tensão vem a virada e o grito de campeão

Corintianos se reuniram na Cachaçaria da 9 de Julho pra assistir a vitória que valeu o título

Amigos se reúnem em domingão de Copa

Ruas desertas na hora do jogo do Brasil, mas uma galera na Pirapora foi exceção barulhenta

“Comédia sem Título” vai ao bairro nesta sexta

Cia de Teatro de Jundiaí leva peça ao Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda

Aguinaldo de Bastos, Poeta da Igualdade, foi morar com as estrelas

Advogado e autor de livros traduzidos em cinco idiomas morre aos 85 anos
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.