Jundiaqui
Jundiaqui

Coopercica comemora seus 49 anos

Jundiaqui
14 de abril de 2018
Orlando Marciano presenteia com livros os convidados e apresenta a nova diretora executiva, Ana Luiza Borges Gomes

Edu Cerioni

A Cooperativa de Consumo Coopercica comemora seus 49 anos. Tem promoção para os cooperados, homenagens e mudanças administrativas. A festa foi com bolo em um café da manhã nesta sexta-feira (13), que o JundiAqui traz com exclusividade. Todos ganharam de presente o livro "O que vi, aprendi e recomendo para a vida", de Orlando Marciano, agora presidente do Conselho de Administração. Quem assume como diretora executiva é Ana Luiza Borges Gomes (foto acima).

O café da manhã reuniu funcionários, fornecedores e cooperados. O mais festejado foi seu Antonio Marangoni, de 90 anos. O aposentado tem a carteirinha de número 28. "Vi nascer esse sonho e não imaginava que cresceria tanto", disse um senhor de uma incrível lucidez. "Hoje não vou mais à cooperativa, minhas pernas não ajudam. Mas tudo em casa vem de lá, com minhas filhas e genro".A cooperativa nasceu em 1969 com a união de 62 pessoas, representadas ali por seu Antonio, homenageado por Osmar Marciano, superintendente de marketing. "Nossa história começou com a carteirinha rosa que só funcionário da Cica tinha. Alguns emprestavam para outros familiares também aproveitarem os preços e a qualidade. Hoje somos referência em cooperativismo no país, com seis lojas e 166 mil cooperados".

Seu Arlindo Coser, 84, outro cooperado de décadas, foi com a companheira dona Cleide Ferreira Duran, 74, com quem sempre vai na Coopercica do Vianelo fazer compras. "Sou um fã da Coopercica, porque sei da qualidade dos produtos dali, pois visito depósito e outros setores. A gente não é enganado", assegurou. Seu Arlindo distribuiu palavras de otimismo e fé, presenteando as pessoas com balinhas.A Coopercia mantém um programa chamado de Prova Escolar, no qual convida estudantes para que conheçam os bastidores do mercado. "Cuidar do ponto de venda é fácil, mas dentro é complicado. Nós abrimos as portas para estudantes e cooperados para mostrar o cuidado que temos com aquilo que vendemos, afinal nós também somos consumidores Coopercica", completou Osmar.

LIÇÕES DE VIDA

Orlando Marciano contou que muito do que enfrentou para o sucesso da Coopercica está registrado no livro. "Tem confronto com sindicatos, embate político e muito mais. Escrevo para mostrar como agir em situações adversas e que exigem pulso firme".

Contador de histórias, Orlando diz que "O que vi, aprendi e recomendo para a vida" é um livro de vivência na época em que trabalhava na fazenda, depois na Cica e nestes últimos 28 anos na Coopercica. O prefácio é de Max Gehringer, jundiaiense que é sucesso no "Fantástico", da Rede Globo, com sua visão de gestão empresarial."A capa é sugestiva. Gosto muito de cavalos. Quando comecei a trabalhar, sonhava em andar no cavalo do patrão. Hoje, os empregados é que andam nos meus cavalos, por falta de tempo meu. Por isso, é que vou mudar essa história", disse Orlando, que deixa a presidência para comandar o conselho.

Perguntei a Orlando sobre um provérbio sobre um homem cumprir seu dever e ele foi direto no ponto: "Tenho quatro filhos, plantei uma floresta inteira e agora veio este meu livro. É uma grande satisfação".

Com preço de R$ 34,90, o livro ainda terá noite de autógrafos, com data a ser divulgada em alguns dias.

"UM GRANDE DESAFIO"

Ana Luiza tem 50 anos e nos últimos 28 trabalha na Coopercica. Cuidava do setor de Recursos Humanos e passa a diretora executiva. "Foi uma surpresa, até porque sou mulher e temos muitos funcionários de longa data homens de grande competência na cooperativa. Meu desafio é grande, mas acredito ser capaz de ajudar a Coopercica a seguir crescendo com a união de todos".



Ana conta que se aposentou em maio de 2017 e pensou em parar de trabalhar, para ficar mais perto dos três filhos, dois deles formados. "Mas veio essa missão que vou encarar de frente".

AÇÕES SOCIAIS

Projeto Criança do Futuro, Criança Solidária, Campanha do Agasalho, Festa de Natal e Plantio de Árvores são algumas das ações que a Coopercica mantém de longa data. Só de agasalhos já foram arrecadas mais de 47 mil peças para doação a carentes.

FESTA

O "Parabéns a você" foi puxado por José Apparecido Longo, agora do Conselho Operacional. Já a agora conselheira administrativa Beatriz de Melo Palacine Carvalho foi quem cortou o bolo. "De baixo pra cima, para gente seguir crescendo".

Veja fotos...

Fotos: Edu Cerioni
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Fica triste não, Chico! Você ainda vai ganhar sua casa…

Associação Mata Ciliar precisa de ajuda para poder dar um espaço digno para essa oncinha cega

Refogado une nossas maiores paixões dia 17: futebol e samba

Domingo que marca estreia do Brasil na Copa do Mundo tem feijoada do bloco carnavalesco

Irmãos Castilharcas no Happy Hour do Maxi

Dupla de Jundiaí se apresenta nesta terça-feira com clássicos do pop rock

Canadenses do vôlei treinam em Jundiaí

Reid Brodie, que já morou aqui por conta de intercâmbio do Rotary, trouxe meninas ao Bolão
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.