LOADING...

Jundiaqui

 Criatividade marca artesanato local em bonecas médicas e enfermeiras personalizadas
16 de abril de 2020

Criatividade marca artesanato local em bonecas médicas e enfermeiras personalizadas

Eliana Borges recebe encomendas para homenagens a profissionais da Saúde em tempos de pandemia

Pelo menos 14 artesãs do Programa Jundiaí Feito à Mão, criado pela Diretoria de Turismo, estão oferecendo máscaras de pano em tempos de pandemia do coronavírus. São dois objetivos diz a diretora Marcela Moro: “Primeiro, incentivar a comercialização por elas que estão, neste momento, impedidas de fazer feiras, e, em segundo e vital, facilitar que nossa população consiga se proteger”.

Uma das artesãs, Eliana Borges, foi além. Ela faz máscaras e ainda cria bonecas médicas ou enfermeiras, entre outras profissões, que usam máscara no rosto e avental. “Não recebi encomenda ainda de médico, mas também faço”, conta.

Eliana é artesã e dá aulas de bonecas em seu ateliê na rua Francisco Pereira Coutinho, 210, Vila Municipal, fechado agora por conta do enfrentamento à Covid-19. Ela explica que a maioria das alunas é senhora e, portanto, do grupo de risco. “Venho fazendo vídeos, mas não é igual ao presencial, elas dizem”.

A ideia de personalizar as bonecas para presentear profissionais da Saúde veio de encomenda de uma amiga. Deu tão certo que outras duas já foram feitas e duas estão em fase de acabamento. “São cerca de 8 anos de experiência, então dá para fazer algo bem próximo do real. A pessoa manda uma foto e o desafio é tentar chegar o mais perto possível. Claro que aviso que se trata de um trabalho feito a mão e não vai ser cópia fiel. Mas me apego nos detalhes do cabelo, do óculos e assim por diante”, conta.

Eliana expõe no Jundiaí Feito à Mão e também vende pelas redes sociais. As bonecas são em tecido, com enchimento de silicone que imita algodão e cabelo sintético, muito similar ao humano. Quem desenha traços como boca e olhos é o marido de Eliana, o artista Paulo Maria Borges.

PROJETO

O Jundiaí Feito à Mão busca fomentar a atividade artesanal local, valorizando a cultura material de nossa cidade. São mais de 200 artesãos cadastrados, com eventos itinerantes durante todo o ano.

Os trabalhos de diferentes técnicas e os materiais incluem patchwork, mosaico, decoupage, pintura em tecido, crochê, tricô, bijuterias, brinquedos pedagógicos, arte reciclável, marchetaria, biscuit, ponto cruz, ponto russo, pintura em tela, trabalho em epóxi, entalhe em madeira, feltro e outros.

O contato de Eliana é o (11) 94279-7770.

Prev Post

Deputado Miguel vê erro de…

Next Post

Restaurante Dadá fecha as portas,…

post-bars

Leave a Comment