LOADING...

Jundiaqui

 Em novo decreto, prefeito pode interditar comércio que insistir em abrir
21 de março de 2020

Em novo decreto, prefeito pode interditar comércio que insistir em abrir

Tempo máximo de velório baixa para 1 hora e bancos têm atendimento limitado

Um novo decreto foi publicado pela Prefeitura de Jundiaí neste sábado (21), mesmo dia em que o governador João Dória avisou que a cidade, assim como todo o Estado de São Paulo, entra em quarentena a partir de terça-feira (24) e até 7 de abril. Aqui, ficou definido que poderá ter seu alvará de funcionamento cassado e o local interditado quem insistir em funcionar, excetuando-se supermercados e farmácias, entre poucos outros.

Nesta sexta (20), um decreto já tinha colocado o município em Estado de Emergência – antes estava em Estado de Atenção – e com obrigatoriedade de comércio e templos religiosos fechados, mas o JundiAqui mostrou com exclusividade que em boa parte da cidade não teve efeito nenhum a determinação do prefeito Luiz Fernando Machado – veja.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) tenta com essa nova ação dar um aviso que é obrigatório evitar a aglomeração de pessoas por conta da pandemia que vem chegando ao país. Vale lembrar que hotéis e motéis também têm que interromper o trabalho agora. A fiscalização do comércio e a Guarda Municipal foram chamados para ajudar a efetivar a medida.  O cidadão pode fazer denúncia de descumprimento pelo telefone 156.

Agora, com esse último decreto, o Serviço Funerário Municipal foi colocado na categoria de essencial e determinou-se em uma hora o prazo máximo para velório em Jundiaí.

No cado dos bancos e casas lotéricas a decisão é de que somente prestem serviços tidos como essenciais, que é o pagamento do Bolsa-Família, Fundo de Garantia, aposentadorias e pensões, recebimento de contas de consumo e de tributos.

Por falar em impostos, Luiz Fernando ainda não respondeu ao Sincomércio sobre adiar o pagamento de IPTU e ISS. Campo Limpo Paulista, por exemplo, fez isso neste sábado, conforme assinou seu prefeito Japim Andrade.

Os segmentos excluídos da necessidade de fechar são farmácias, supermercados, mercados, hipermercados, feiras livres, varejões, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, além de padarias, lojas pet, distribuidoras de gás e de água mineral, lavanderias, oficinas mecânicas, assistências técnicas, serviços médicos, de diagnósticos, odontológicos e veterinários e lojas de conveniências que só vendem gêneros alimentícios. Os postos de combustíveis em Jundiaí só poderão funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h. Aos domingos e feriados, eles devem estar fechados.

Restaurantes, pizzarias e lanchonetes poderão funcionar só para vendas por aplicativos ou telefone, entrega a domicílio ou retirada pelo consumidor, das 10h às 22h. Essa retirada somente até a terça, quando virá a quarentena de Dória.

Prev Post

Vem aí a quarentena a…

Next Post

Reflexões em tempos difíceis

post-bars

Leave a Comment