LOADING...

Jundiaqui

 Fab Lab coloca a Argos de volta ao futuro
19 de abril de 2019

Fab Lab coloca a Argos de volta ao futuro

De onde funcionou uma das maiores tecelagens do Brasil hoje saem objetos feitos em impressoras 3D

Inaugurada em 27 de fevereiro de 1913 e falida nos anos 80, a Argos Industrial S/A foi pioneira em Jundiaí. Uma das maiores tecelagens do Brasil inovou ao dar educação, saúde e contar até com cooperativa de alimentos para seus funcionários, que moravam em casas germinadas ao seu redor. Foi comprada pela Prefeitura de Jundiaí em 1989 e hoje abriga uma verdadeira joia, a Fab Lab.

Já ouviu falar? Dali, os alunos das nossas escolas municipais falam com gente de 30 países, em cerca de 800 laboratórios de inovação iguais espalhados pelo mundo. O futuro na FAB Lab já chegou e é desenhado em computadores, cortado a laser e que ganha vida em impressoras 3D.

São seis meses desde a inauguração do Fab Lab em parceria do governo Luiz Fernando Machado com o Sesi. Seis meses nos quais alunos de 49 escolas são estimulados pela criatividade e desafiados a identificar problemas e a encontrar soluções através da cultura do fazer.   O Fab Lab conta com bancadas, computadores, ferramentas, plotter de recorte, fresadora de precisão, cortadora a laser, máquina de costura e diferentes materiais para desenvolvimento dos projetos, como madeira e acrílico. Os destaques são as impressoras 3D e os diferentes filamentos que vão fornecer peças para a área de saúde, na engenharia, no design etc. E a troca de experiências é feita pela TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com outros em diferentes cidades ou mesmo países.

Todo o trabalho é supervisionado por dois gurus (não é a toa a escolha dessa definição), um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos profissionais da rede e com treinamento para formação da garotada. “É um lugar para brincar sim, mas para aprender e inventar”, conforme gosta de dizer o prefeito.

A rede Fab Lab foi criada nos Estados Unidos para conectar uma comunidade global de estudantes, educadores, técnicos, pesquisadores e inovadores, para ser um ambiente rico em conhecimento e experimentação.

TRÊS DIMENSÕES

A Impressão 3D proporciona uma prototipagem rápida, pois trata-se de uma forma de tecnologia de fabricação onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de materiais. Para que haja a impressão de algum objeto em 3 dimensões, é necessário antes de tudo um modelo, criado através de um software. Simplificando: de um desenho no computador se faz o objeto desejado, quer seja um dente ou um carro. As impressoras 3D da Fab Lab produzem peças pequenas, vale lembrar, mas dali dá pra sair, por exemplo, alguma engrenagem para uma máquina de tecelagem.

A aplicação do conceito das Fab Lab pode ser ainda mais ampla. Muitos acreditam que em um futuro próximo, uma impressora 3D será um item essencial em todas as residências, assim como notebooks e smartphones são facilmente encontrados hoje. Com a ampliação das aplicações e o barateamento dos insumos para impressão, a disseminação das impressoras 3D é vista como uma possível revolução nos hábitos de consumo, pois ao invés de comprar o produto finalizado, seria possível realizar a produção própria. Os alunos de Jundiaí vão estar prontos para isso.

ESCOLA INOVADORA

O laboratório de Jundiaí integra as ações do programa Escola Inovadora, tendo sido o primeiro do País entregue em parceria com uma Prefeitura – por meio da Rede Jundiaí de Cooperação e o Serviço Social da Indústria. Discursando sexta-feira (12) no coquetel de apresentação da Festa Italiana 2019, Luiz Fernando Machado voltou a afirmar que a iniciativa coloca Jundiaí à frente das demais cidades brasileiras e que a educação municipal subiu a um novo patamar. Chamou a Fab Lab de espaço transformador na comunidade.

Fotos: Divulgação/PMJ e Acervo professor Maurício Ferreira/Sebo Jundiaí

 

Prev Post

Colecionador de Jundiaí mostra na…

Next Post

Branco da paz, flores e…

post-bars

Leave a Comment