LOADING...

Jundiaqui

 FMJ chega aos 50 anos com 2.581 médicos formados
10 de março de 2018

FMJ chega aos 50 anos com 2.581 médicos formados

São 120 alunos por turma agora, sendo 30 por vaga; mensalidade é de R$ 5,6 mil

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) festeja nesta segunda-feira (12) seus 50 anos de fundação. A primeira turma formada foi em 1974. Agora já totalizam 43 e 2.581 médicos graduados.

Com 135 professores – 84% titulados com livre-docência, doutorado ou mestrado – e outros 100 professores colaboradores voluntários, a FMJ teve cerca de 30 candidatos por vaga no último vestibular. São 120 os selecionados por ano.

Fundada em 1968, deu início a seu curso de Medicina apenas um ano depois de sua criação, e foi somente em 1973 que teve o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).

A partir de 1984, viveu a ameaça de fechamento, o que mobilizou a cidade contra o governo de André Benassi, que chegou a aprovar um projeto de extinção progressiva da FMJ na Câmara Municipal – cada vereador que votava sim recebia uma chuva de moedas por parte de alunos que lotaram o plenário. Foram anos complicados, com troca de diretores interinos e manobras para trazer alunos para o primeiro ano e manter as portas abertas, como ocorre até hoje.

No ano passado, recebeu o certificado de “Escola Médica Acreditada”, por meio do sistema federal de avaliação. Além disso, foi aprovada em todas as edições do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade.

Pelo RUF (Ranking Universitário do jornal “Folha de São Paulo”), a FMJ é a 96ª melhor faculdade de Medicina do país – leva em conta públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

A diretoria é composta pelos professores dr. Edmir Américo Lourenço (foto do alto), diretor, e dra. Celia Campanaro, vice-diretora. Será celebrada missa com o bispo Dom Vicente Costa, às 8h30 para celebrar os 50 anos de FMJ.

 

 

Prev Post

“Sintaxe à Vontade” no pequeno…

Next Post

“Fraternidade e superação da violência”

post-bars

Leave a Comment