Jundiaqui
Jundiaqui

A força da mulher jundiaiense em destaque

Jundiaqui
29 de março de 2019
Cristina Harumi Adania, Lucia Helena Andrade Gomes e Neusa Giarola Savoy são homenageadas

Edu Cerioni

O Rotary Club de Jundiaí Leste fecha março, Mês da Mulher, com três homenagens em festa para Cristina Harumi Adania, da Mata Ciliar, a educadora Lúcia Helena Andrade Gomes e Neusa Giarola Savoy, presidente do Centro de Reabilitação Jundiaí.

A festiva teve ainda sorteios de muitos mimos para elas e agradecimento ao trabalho em prol do Rotary a Solange Muzaiel, do programa "Atitude", do Canal 25 da Net.

Conheça as homenageadas...

Cristina Harumi Adania
DONA ONÇA É FERA NA DEFESA ANIMAL

Coordenadora de fauna da Mata Ciliar de Jundiaí, Cristina Harumi Adania é reverenciada por defender bravamente os animais silvestres. Graças a seu trabalho, hoje essa associação sem fins lucrativos tornou-se referência nacional na conservação da biodiversidade.

Cristina trabalha pela sobrevivência de espécies em risco de extinção e também na recuperação de bichos feridos pelo bicho homem. Ela é exemplo de dedicação a uma nobre causa e também se destaca no cenário por conta de sua coragem, cuidando desde os pequeninos pássaros que precisam de sua mão carinhosa, até o que para nós é no mínimo assustador, as onças-pintadas e outros grandes felinos.

Ela ajudou a criar uma maior consciência sobre a proteção animal no Brasilm sendo que sua luta nesse sentido já vem de mais de trinta anos e por isso merece os aplausos também dos rotarianos.

Com graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Unesp, em 1985, e mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo, a USP, em 2002, Cristina finalizou seu doutorado em 2009, também pelo Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da própria USP.

Paulistana de nascimento, disse que foi envolvida pelo "cheirinho de Interior". Começou em Pedreira e depois se fixou em Jundiaí. Lá, Cristina ajudou no nascimento da primeira jaguatirica de proveta gerada de uma barriga de aluguel, no caso uma onça. Aqui, Cristina já salvou centenas de animais, ajudando que voltassem à natureza - que lhe agradece de coração.

Lúcia Helena Andrade Gomes
EDUCAÇÃO QUE VEM DE BERÇO E BALANÇA A VIDA

Escritora, professora e advogada, Lúcia Helena Andrade Gomes, ou simplesmente a Lucinha, tem marcas profundas na história de nossa educação e por isso ganhou uma merecida homenagem do Rotary Club de Jundiaí Leste.

Neta e filha de professoras, ela dedicou grande parte de sua vida não só a dividir seus conhecimentos com milhares de alunos mas e principalmente a ajudá-los a que se tornassem seres humanos melhores.

Nascida em Lins e filha de coração de Jundiaí, Lucinha foi professora e diretora na rede municipal por 25 anos. Na Escola Alvarina Barbosa Martins, no Jardim Bonfiglioli, ficou 17 anos. Fundou a Associação Municipal de Educadores, em 1985, sendo sua presidente por dez anos.

Além de cuidar da criançada, também ajudou na formação de jovens e adultos. Lecionou na Faculdade Anchieta por 24 anos. Depois, brilhou no governo paulista, tendo coordenado a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, melhorando a percepção sobre a docência para um exército em torno de 300 mil servidores e com reflexos na vida de milhões de estudantes.

Uma das fundadoras da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, é autora de livros, inclusive um junto com a filha Marcela, que é professora da Universidade de Santa Catarina. Faz parte das academias de Letra e Feminina de Jundiaí também.

Presidente por quatro anos, até o final de 2018, do Clube da Lady, desenvolveu voluntariamente um lindo trabalho no campo da solidariedade, ajudando a vencer na vida crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Como ela mesmo diz, "acolher aos necessitados, levando ajuda financeira e afeto, torna o mundo menos egoísta e mais altruísta!"

Neusa Giarola Savoy
A FORÇA QUE MOVE NOSSA CIDADE

Seu nome é Neusa e seu sobrenome bem que poderia ser Reabilitação, com erre maiúsculo. Neusa Giarola Savoy é reverenciada por seu papel fundamental no Centro de Reabilitação de Jundiaí, entidade sem fins lucrativos e que atende algo em torno de 180 mil pacientes todos os anos. Isso mesmo, são de 600 a 800 atendimentos por dia... Dá para imaginar?! E dá para acreditar que já são quase quatro décadas desse trabalho voluntário?

Filha de italianos que nasceu em plena Segunda Guerra Mundial em Tupi Paulista, Neusa adotou Jundiaí como sua terra desde 1951. E o jundiaiense agradece por seu empenho em erguer e manter vivo o sonho do Centro de Reabilitação Jundiaí, que fica na rua Barão de Teffé, no Anhangabaú.

São mil metros quadrados e dois andares, sendo que em um deles oferece atendimento de fisioterapia nas mais diversas áreas, quer motora ou cerebral. No outro recebe cerca de 300 crianças que têm dificuldade de aprendizagem, distúrbio emocional, que são vítimas de graves problemas familiares. Ali três vezes por semana e por dois anos, ganham acompanhamento com psicólogos, pedagogos e outros profissionais, uma atenção que chega até sua família e melhora a vida de todos.

Uma curiosidade: Neusa veio ao mundo em dezembro e só foi registrada em maio de 1945, por conta da hostilidade aos italianos na época. Hostilidade essa que ela transformou em amor e força de trabalho.

Veja mais fotos da festa:

Fotos: Edu Cerioni
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Ursa proibida de vir a Jundiaí vira personagem em livro de Rita Lee

“Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz” conta a trajetória do animal que sofreu maus-tratos

Alerta contra o suicídio tem mostra de quadros

São obras de Felipe de Stefano Balster Martins em exposição no saguão do Paço

O Refogado em fotos e mais fotos…

Pulou, pulou, beijou, beijou? Se veja no JundiAqui então…

Feira de Flores traz a beleza de Holambra ao Maxi

É a partir desta quinta-feira com cerca de 200 espécies a preço promocional
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.