LOADING...

Jundiaqui

 Galera da Bem-Te-Vi acerta o foco e expõe suas fotos
14 de março de 2018

Galera da Bem-Te-Vi acerta o foco e expõe suas fotos

Mostra será aberta dia 26 e faz parte da Semana da Síndrome de Down em Jundiaí

Portadores da síndrome de Down da Bem-Te-Vi vão mostrar seu trabalho como fotógrafos na exposição “Bem Te Foto”. A abertura será neste dia 26 de março, às 19 horas. São cerca de 40 imagens na mostra que ficará até dia 31 no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, no Centro.

Há quase um ano, o jornalista Abner Leandro oferece como voluntário o curso de foto com resultados fantásticos – a evolução da galerinha é visível na página Bem Te Foto do Facebook (visite e compare as primeiras com as últimas postagens).Diferenças de luz, os diversos enquadramentos e outras dicas que estimulam a criatividade dos assistidos fazem parte das aulas ministradas por Abner. “São 38 portadores da síndrome de Down em seus mais diversos níveis. Uns com boa comunicação e outros nem tanto, mas todos entendendo que ser diferente é normal e que a maior limitação é o preconceito que a gente vai derrubando com a ajuda da fotografia”, diz.

A mostra é destaque na Semana da Síndrome de Down, que tem o dia D em 21 de março – escolhido por fazer alusão à trissomia, que é a presença de um cromossomo a mais do par 21 (ou 2+1=3). Uma série de ações marcará essa semana, como uma caminhada já neste sábado (17), às 9 horas, no Parque da Cidade.

Quando à mostra “Bem Te Foto”, o jornalista diz os visitantes se surpreenderão com “uma maravilhosa forma de olhar de alunos, com suas habilidades, aptidões e competências usadas em nome da inclusão social”.Ele conta que, além da intuição, pesquisou muito antes de iniciar o curso, inclusive entrando em contato com entidades que fazem trabalhos semelhantes em São Paulo, como a Galera do Click, e no Rio de Janeiro. “Está sendo uma experiência maravilhosa”, resume ele, que foi convidado a ser voluntário pelo presidente da Bem-Te-Vi, Marcel Ferrari.

O Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi Jundiaí beira os 30 anos e ganhou nova sede em 2015, na Vila Santana, mas como todas as instituições sofre para se manter em ano de crise e queda nas doações. A entidade não conta com equipamentos fotográficos e o próprio Abner é quem empresta suas câmeras. Apenas um ou outro assistido tem celular e faz uso da câmara dele nas aulas. “Dentro das nossas dificuldades, conseguimos tocar as aulas semanais. Mas se alguém quiser doar equipamentos em boas condições que não estão em uso, serão muito bem aproveitados”.

O telefone para contato é o (11) 4526-9446.  COMPRE E AJUDE

Uma outra forma de ajudar a Bem-Te-Vi é adquirindo uma obra de arte de Inos Corradin com o valor total revertido diretamente para a entidade. O quadro do Amigo Secreto do JundiAqui está em exposição no Casa Cica Bar e Cozinha com valor de R$ 1.500,00.O QUE É

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

Prev Post

Dia 29 estreia filme de…

Next Post

Estudo de “estradas-parques” é iniciado…

post-bars

Leave a Comment