Jundiaqui
Jundiaqui

Jundiaí aposta em software que traga ganhos ambientais

Jundiaqui
6 de março de 2018
City Performance Tool é a ferramenta que a Siemens vai usar aqui 

Vivemos em uma época de urbanização. Nos últimos dez anos, mais da metade da população mundial morou em cidades. Além disso, não há fim à vista dessa migração de pessoas para áreas urbanas. O que fazer? Buscar meios que garantam melhor qualidade de vida. O controle de emissões de CO² é uma aposta neste sentido que Jundiaí está de olho. Para tanto, assina parceria com a Siemens no próximo dia 21 para trazer o City Performance Tool (CyPT). As negociações vêm desde o ano passado.

Trata-se de um software para analisar dados públicos que ajudem na redução de emissões de gás carbônico, ferramenta que verifica o desempenho das cidades e identifica áreas prioritárias para investimentos a fim de se obter ganhos ambientais.



Jundiaí será a segunda brasileira a fazer a parceria, a outra é São Paulo. O City Performance Tool já foi usado em 23 cidades, como Copenhague (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha) e Viena (Áustria), considerada a cidade “mais inteligente” do mundo em 2017. Em 2012, Viena tornou-se a primeira grande cidade a mudar todos os ônibus para elétricos, com a Siemens fornecendo o conceito e a tecnologia para isso. Será que Jundiaí vai conseguir também? O tempo dirá...

O primeiro passo para tornar a cidade inteligente vem sendo dado e prioriza o aumento do conhecimento sobre as operações de suas infra-estruturas que vão desde gerenciamento de água e energia ao tráfego, qualidade do ar e iluminação. Sensores e medidores vão coletar dados dessas e de outras fontes. O desafio, assim, será transformar essa avalanche de dados em informações acionáveis, algo que o CyPT promete ajudar.

O software fornece orientações para uma cidade sobre como atingir seus objetivos ambientais, ao mesmo tempo que faz uma indicação sobre como cada decisão relacionada à infra-estrutura influenciará a criação de emprego e o crescimento do setor de infra-estrutura.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Morre técnico que levou Paulista ao acesso em 1984

Nicanor de Carvalho dirigiu time que colocou Jundiaí novamente na Primeira Divisão Estadual

Agora são duas Harley em sorteio no Maxi pelo Dia dos Pais

Shopping de Jundiaí comemora 30 anos e dobra o prêmio em relação a 2018 

Surpresa nas finais da NBA anima a torcida brasileira

Por Luis Cláudio Tarallo

Finais da NBA: mais surpresas reservadas

Luis Cláudio Tarallo te chama para engrossar a torcida nesta temporada de recordes
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.