Jundiaqui
Jundiaqui

Jundiaí protesta: Expresso Trem Turístico virá só uma vez ao mês para cá

Jundiaqui
22 de agosto de 2019
De três sábados, CPTM diminui para um só o trajeto feito há 10 anos; diretora de Turismo fala em muitos prejuízos

Edu Cerioni

Depois de dez anos nos trilhos três sábados por mês (a exceção era sempre o segundo), o Expresso Trem Turístico, que traz para cá, via CPTM, passageiros de São Paulo, encolhe a partir de setembro. A companhia resolveu focar na viagem para o outro lado dos trilhos, entre a Luz e Paranapiacaba, reduzindo a oferta até a Estação Jundiaí, pioneira nesse tipo de viagem.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Jundiaí, Marcela Moro, disse que a companhia nem informou que faria a mudança, que é prejudicial para Jundiaí e toda a região. "Vamos brigar para que o Expresso siga como sempre foi", avisa.

Marcela lembra que o Expresso é um produto turístico consolidado ao longo desses 10 anos e que a redução de viagens terá um impacto econômico muito ruim. "As agências receptivas vão ter muitos prejuízos e isso se estende para a cadeia turística como um todo, com restaurantes, adegas etc".

Ela protesta: "As modificações foram feitas pela CPTM, que ignorou toda a história pioneira de Jundiaí, que construiu junto com o Governo do Estado esse Expresso Turístico que movimenta todo o Circuito das Frutas".

Agora em agosto ainda são mais duas chegadas, nestes dias 24 e 31. Se nada mudar, em setembro será apenas dia 7 e em outubro, só no dia 5 - não foi lançado no site da empresa ainda o calendário de novembro em diante.

Vale destacar que só a agenda e vendas de bilhetes foram atualizados, porque no restante do site as informações seguem como se nada tivesse mudado.O trajeto tem partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí, viagem que é feita por vagões confortáveis e puxados por uma charmosa locomotiva da década de 50 que foi totalmente reformada.

Esse enxugamento ocorre meses depois da morte de José Luiz Rizzato, dono da Rizzatour Operadora Receptiva Regional, em maio, ele que foi o grande batalhador do Trem Expresso Turístico.

Colaborou: José Arnaldo de Oliveira. Foto: Divulgação

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Vacinação contra a gripe começa pelas crianças e grávidas

UBSs da cidade fazem a imunização gratuitamente. Para quem tem mais de 60 anos, campanha começa segunda

Colecionando figurinhas

Em tempos de álbum da Copa da Rússia 2018, Nelson Manzatto nos leva ao final dos anos 50: febre era a mesma

Casa Cica em Noite de Jazz

Tchoy Storani Jazz Quartet foi atração na noite desta quinta-feira

Quem quer morrer logo?

Por José Renato Nalini
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.