LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí recebe prêmio de patrimônio do Instituto dos Arquitetos do Brasil
2 de dezembro de 2019

Jundiaí recebe prêmio de patrimônio do Instituto dos Arquitetos do Brasil

 

Fábrica Japy coloca em destaque trabalho de Eduardo Carlos Pereira

José Arnaldo de Oliveira

O arquiteto jundiaiense Eduardo Carlos Pereira conquistou o Prêmio IAB São Paulo 2019 na categoria de Restauração e Requalificação, pelo projeto para a Fábrica Japy, na Vila Arens.

A equipe conta ainda com Bruno Gobi (colaborador), Marcelo Grisotti (responsável pela obra), Fernando de Andrade Dias (modelagem 3D) e Lucas Santos (fotografia).

O projeto, que ainda tramita na Prefeitura de Jundiaí e no Ministério Público, preserva fachada e espaço remanescentes na rua Lacerda Franco, além da chaminé protegida por lei municipal de autoria do saudoso Rolando Giarola. E contou, anteriormente, com apoio de nomes com Roberto Franco Bueno e Pier Paolo Pizzolato.

“É um remanescente de fábrica onde evoco a memória das tecelãs em um projeto de acesso universal e de uso contemporâneo. O espaço novo permite diversas experiências através da parede de recortes pensados na dinâmica do sol entrando no espaço, da rampa necessária para atender a exigência de acessibilidade e que tornam o lugar novo e convidativo para o uso e conhecimento da memória da fábrica”, afirma Eduardo, já conhecido por sua série sobre as construções dos imigrantes italianos em Jundiaí que teve orientação de Pietro Maria Bardi.

 

Relembre matéria do Jundiaqui sobre o tema.

Fotos: Guilherme Turqueto e Arquivo JundiAqui

Prev Post

Avião que saiu e tentava…

Next Post

Crônica da Cozinha – Barato…

post-bars

Leave a Comment