Jundiaqui
Jundiaqui

Natura dá abrigo à velha-guarda do truco no Vianelo

Jundiaqui
13 de março de 2018
Jogatina é no sábado pela manhã, uma tradição que já passa dos vinte anos. E agora eles querem ir para o entorno da Ponte Torta

Edu Cerioni

Tão tradicional quanto a feira livre no Vianelo nos sábados pela manhã é o truco no Bar Natura. Já foram bem mais os jogadores, mas ainda assim eles conseguem formar duas ou três mesas para ver quem é que manda nas cartas.

"Uns vinte já morreram ou não têm mais condições de vir, mas a gente segue firme com o zap na mão aqui", brinca Valcir José Turrini, o Tato, 59 anos, que frequenta a jogatina de longa data.

Seu Trevisan, de 104 anos, é o veterano da turma, embora não tenha aparecido ainda este ano. No último sábado (10), o posto de 'vovô' estava com José Rodrigues, 93 anos. Seu Zé não escuta bem e acha até bom que os berros dos demais não lhe afetem muito.

A turma do truco tem Silvana, apelidada de Bruxa, como sua madrinha. É ela quem cuida do bar de Dori e Solange nesse período e brinca ao dizer que é a "dona do asilo".



Vardilão Fregni, Aparecido Edson Cherino, Italiano e Jura Sapateiro são outros jogadores sempre presentes no  Natura.

Carta na mesa

Tato fala agradecido ao Natura por acolher a turma, mas diz que o grupo de veteranos quer ocupar um outro espaço no bairro, o Parque Guapeva, no entorno da Ponte Torta.

Foi iniciado até uma conversa com o governo anterior, que eles pretendem retomar assim que tiverem a chance de falar com o prefeito Luiz Fernando Machado - ainda não apareceu pelo bairro desde as eleições.

"Nosso plano é colocar mesas e bancos de cimento para o pessoal jogar truco e dominó. Dá para fazer cancha de bocha e de malha. Podemos até oferecer um serviço de bar e lanches, com arrecadação para a manutenção e investimentos ali mesmo. O Vianelo precisa ter algum atrativo, os moradores estão envelhecendo e sem perspectivas de diversão aqui. Enquanto isso, só as pombas é que aproveitam a Ponte Torta", diz.



 

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Bolão da Copa do JundiAqui: entendidos de futebol na disputa

Tem quem já fez cobertura jornalista de Mundial e outras feras do rádio, TV e dos campos na disputa

Recados à consciência

Por José Renato Nalini

Festival Jazz & Blues dita a trilha sonora a partir do dia 9

Sesc Jundiaí recebe grandes nomes até dia 12, entre eles Robertinho Silva 

Jardim do Solar do Barão é ilha de paz no Centro

Cansado da agitação no Calçadão? No museu dá pra curtir a natureza..
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.