Jundiaqui
Jundiaqui

Odontologia: check-up digital é novidade em nome da prevenção

Jundiaqui
30 de outubro de 2017
Detectar uma cárie no estágio inicial, localizada ainda em esmalte, por exemplo, evita muitas dores

Escovar os dentes todos os dias, usar fio dental e um enxaguante são hábitos saudáveis e importantes para a saúde bucal, entretanto, os cuidados com a boca não se resumem a apenas essas três coisas.

Assim como é importante fazer um check-up anual para verificar as boas condições de saúde do seu corpo, as visitas regulares ao dentista são fundamentais para cuidar bem da sua saúde bucal.

Muitas pessoas procuram os consultórios odontológicos apenas quando alguma dor ou desconforto se instala na boca.

O que essas pessoas talvez não saibam é que é possível prevenir muitos problemas bucais e complicações sérias realizando um check-up digital em suas visitas regulares ao dentista, pois é assim que o dentista vai poder identificar as suas reais condições e necessidades.

Quem já teve uma dor de dente sabe o grande incômodo que ela pode causar. E quem ainda não teve, é melhor prevenir do que remediar. E, hoje, a odontologia conta com a tecnologia, cada vez mais avançada, para trabalhar a manutenção da saúde bucal, através da prevenção.

Imagem aumentada 70 vezes

A tecnologia e as pesquisas científicas estão diretamente relacionadas à evolução odontológica e estão beneficiando cada vez mais pacientes e especialistas.

Aproveitando esse avanço e pensando na importância da prevenção, a odontologia está focada na descoberta de problemas e/ou doenças em estágios iniciais, antes mesmo dos primeiros sintomas surgirem, possibilitando iniciar um tratamento de forma imediata, evitando dor, sofrimento, perda de tempo e altos custos.

O Check-up Digital é um exame que faz registro de imagens, dente a dente, com uma câmera intra-bucal de altíssima definição, capaz de aumentar cada imagem em até 70 vezes.

Nessas imagens torna-se possível analisar detalhadamente cada dente e visualizar qualquer problema, por menor que seja.

O dentista consegue visualizar até mesmo o início de uma cárie no dente ou uma pequena infiltração, antes mesmo que elas possam ser detectada a olho nu ou na radiografia.

Após essa análise minuciosa, é elaborado um laudo para apontar os problemas identificados, assim como especificar o plano de tratamento, se for o caso. Além disso, o pedido de exames complementares poderá ocorrer de acordo com a necessidade de cada caso, individualmente.

Todas essas imagens ficam guardadas na clínica para que o dentista possa acompanhar a evolução do tratamento e controlar a saúde bucal de cada paciente.



Por que fazer o Check-up digital?

A realização de exames periódicos, não apenas na odontologia, mas em outras especialidades da área da saúde, ainda não é costume da maioria da população brasileira.

E isso acontece pela cultura e também pela falta de orientação dos profissionais, que não solicitam e não informam a necessidades de exames periódicos ou complementares para um diagnóstico mais preciso da saúde.

Mas, a verdade é que ninguém gosta de sentir dor, ainda mais quando se fala da terrível dor de dente. E esse é um dos principais motivos para se prevenir e realizar o check-up digital de acordo com a orientação do seu dentista, pois o preço pago quando uma doença está em estágio avançado é muito alto, tanto financeiramente como no fator psicológico.

Detectar uma cárie no estágio inicial, localizada ainda em esmalte, por exemplo, evita muitas dores ao paciente, já que as cáries mais profundas atingem a polpa dentária e podem resultar em um tratamento endodôntico.

O tratamento realizado logo no início diminui o tempo e o custo desse tratamento, assim como o desconforto maior do paciente.

  • O fato de você não estar sentindo dor, não significa que a sua saúde bucal esteja em perfeitas condições

  • O check-up digital é importante para detectar problemas que podem provocar sequelas futuras, como perda de dente

  • Prevenir e /ou tratar problemas bucais em estágio inicial evita a necessidade de tratamentos agressivo, dolorosos e com alto custo financeiro

  • A prevenção ajuda a diminuir a ocorrência de dores, o uso de próteses, a realização de implantes e cirurgias.


Para saber mais, entre em contato com a Joy Care Odontologia Moderna, à rua Fortunato Mori, 518, Vianelo. Segunda a sexta das 8h às 18h. (11) 3446-3151 e whatsApp (11) 9 4754-8899.

A clínica faz Implante Dentário, Prótese Dentária, Tratamento de Canal, Restauração Dental, Tratamento Ortodôntico, Periodontia, Limpeza Dental, Lente de Contato Dental, Extração Dental, Clareamento Dentário, Cirurgias Odontológicas, Check-up Digital e Tratamento de Bruxismo.



Leia também:

Tratamento Ortodôntico é com a Joy Care

Já viu uma lente de contato dental? A Joy Care explica essa história…

Tratamento de canal

Clareamento dentário é um dos campeões de desejo

A importância da limpeza bucal feita pelo dentista

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Santa Angela facilita a compra do seu apartamento e mercado reage

Construtora abre negociação especial para o Myriad Parque Residencial Clube, no Engordadouro

Saudações

Por Guaraci Alvarenga

Saraus de poesia voltam em dose dupla em setembro

Vão ser no Clube 28 e no Gabinete de Leitura, este com organização de Julia Heimann

O movimento é ‘loko’ na madrugada

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, Jundiaí, 13.5.17, 1h00
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.