LOADING...

Jundiaqui

 Pediatra tem enterro com protocolo da Covid-19, mesmo com teste PCR negativo
19 de abril de 2020

Pediatra tem enterro com protocolo da Covid-19, mesmo com teste PCR negativo

Médico ficou internado na UTI do Hospital da Unimed por 16 dias e faleceu neste sábado

Médico com uma linda história em Jundiaí, o Dr. Ricardo Vicente da Silva faleceu aos 68 anos. O gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, assegurou que ele não é vitima da Covid-19, diferente do que acreditam seus familiares. Tanto assim que o enterro neste domingo (20) seguiu todos os protocolos de segurança para o novo coronavírus.

A enteada Akemi Moretti conta que todos os sintomas do Dr. Ricardo foram compatíveis com o que se sabe da doença. “Embora não tenha sido comprovado, o exame dele fica naquela parcela de 30% de falso negativo. É por isso que o sepultamento seguiu os termos de segurança para a Covid-19. Ele foi embora de forma abrupta e com o mesmo padrão de milhares de outros em todo o mundo”. Ela prossegue: “Dependendo da data da testagem, se é no 7º ou 8º dias de contagio, normalmente o PCR dá negativo, nos disse o médico. E ainda não temos teste rápido disponível na cidade. Infelizmente, ficamos com essa incerteza”.

Pelo Facebook, Kaemi e outros familiares expressaram agradecimentos aos profissionais da Unimed que lutaram pela vida do pediatra internado na UTI nos últimos 16 dias.

Dr. Ricardo tinha consultório na rua Prudente de Moraes, trabalhava no NIS e com a própria Unimed em Jundiaí. Foi secretário de Saúde de Itupeva no governo passado de Ricardo Bocalon.

Kaemi conta que, por conta da doença, ela teve que sair às ruas de Jundiaí nos últimos dias e ficou assustada com tanta gente circulando. “É uma total falta de conscientização das pessoas, que resolveram deixar o isolamento social e correr riscos nas ruas em um momento de tanta dor. Essa doença mata”.

OBS: O teste chamado RT-PCR, um método de amplificação do material genético do vírus, precisa ser feito em uma janela específica de tempo. Os testes imunológicos não possuem acurácia suficiente para serem utilizados como triagem de quadros respiratórios, nos primeiros dias de sintomas. De maneira geral, a partir do sétimo dia do início dos sintomas, a chance dele estar positivo na presença da doença é de 60-70%. A partir daí, esta sensibilidade vai aumentando e pode chegar próximo aos 100 %, no décimo quarto dia.

 

Prev Post

Vírus “político” motiva carreata em…

Next Post

Enfermagem do São Vicente perde…

post-bars

One thought on “Pediatra tem enterro com protocolo da Covid-19, mesmo com teste PCR negativo

Muito triste sua partida,dr.Cuidou de meus 2 filhos.Excelente pediatra.

Responder

Leave a Comment