Jundiaqui
Jundiaqui

Pesquisadora apresenta método de avaliação de centros dia para idosos

Jundiaqui
19 de março de 2019
Coordenadora do Celeti paricipa de Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde

A gerontóloga Flávia Renata Fratezi, coordenadora do Celeti (Centro de Educação, Lazer e Entretenimento para a Terceira Idade) e diretora técnica do Instituto Envelhecer, é um dos vinte autores de trabalhos selecionados, entre mais de 550 inscritos, para apresentação coordenada no 20º Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (QualiHosp 2019), que acontece entre esta terça-feira (19) e quinta (21) em São Paulo, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas.

O trabalho faz parte de seu doutorado em andamento na Escola de Enfermagem da USP. A pesquisa, que ainda vai envolver a aplicação direta com usuários de dois centros dia, já teve a definição dos indicadores validada por um comitê de especialistas. Essa é a etapa que será abordada no QualiHosp 2019.

São seis indicadores, desenvolvidos para medir a qualidade dos centros dia nos componentes de estrutura, processo e resultados. Entre eles, aspectos como a educação permanente de profissionais, a capacidade funcional dos idosos e a adaptação ergonômica e ambiental. Na última etapa da pesquisa, a aplicabilidade dos indicadores será avaliada por meio da sua aplicação em 30 a 40 usuários de cada centro dia selecionado.

A gerontologia é a ciência interdisciplinar que estuda o processo de envelhecimento, na qual a profissional se formou na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP em 2008, na primeira turma de bacharéis em gerontologia do Brasil. O mestrado e o doutorado são desenvolvimentos posteriores no campo de Ciências da Saúde.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Exposição “Discovery Kids” é atração gratuita nas férias

Proposta é que a criançada faça uma viagem pelo país por intermédio de jogos

Alma de mulher

Por Thaty Marcondes

DIA DA MALDADE

Pelo Chef Manuel Alves Filho

Em tempos de crise, Jundiaí escala só 5 UBSs para Dia da Multivacinação

Elas ficam no Novo Horizonte, Eloy Chaves, Caxambu, Vila Rami e Hortolândia. Ano passado foram 37 postos
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.