Jundiaqui
Jundiaqui

Sentimento de dever cumprido, com respeito às tradições e renovação

Jundiaqui
27 de novembro de 2018
Lucinha faz balanço dos quatro anos em que ficou à frente do Clube da Lady


Lúcia Helena de Andrade Gomes

Nesta seara de tempos egoístas, o Clube da Lady, na terra de Petrô, é um balsamo na alma desta sociedade carente de valores altruístas. Certamente há outras associações não governamentais que prestam serviços relevantes aos cidadãos mais necessitados em Jundiaí, mas aqui vou focar no nosso trabalho à frente do clube nestes últimos quatro anos.

Assumi a presidência desta renomada entidade a partir de janeiro de 2015 e até a presente data. Nesta quarta-feira (28) tem um jantar de despedida da nossa dirtetoria, que dará lugar a outra comandada por Nailor Gropelo, que toma posse em 7 de dezembro para o mandato 2019-2020, com possibilidade de reeleição. Eu e minha diretoras saímos com sentimento de dever cumprido e desejamos sucesso a quem vai encarar o desafio pelos próximos anos.

Ingressei no Clube da Lady em setembro de 2007, apresentada pela querida madrinha Toyomi Kamura, que foi a nossa presidente de honra 2015-2016. Foram duas gestões, 2015-2016 e 2017-2018, a última intitulada como da "Renovação". Durante estes anos houve um movimento grande de sócias com ingressos e desistências, sendo que eu apresentei 30 jovens afilhadas de um total de 200 novas sócias que ingressaram neste período.Temos ciência de que o Estado não consegue atender todas as demandas sociais e, neste sentido, são valiosas e fundamentais as organizações não governamentais e as organizações da sociedade civil organizadas para um trabalho complementar de ajuda aos mais carentes. E isso é missão do Clube da Lady.

Temos tradição, afinal o Clube da Lady completou 59 anos de trabalhos filantrópicos ininterruptos em Jundiaí. Trata-se de trabalho valioso.

Funciona assim: as pessoas apresentam para uma das ladies suas necessidades e damos uma resposta sempre, sendo positiva quando nos certificamos da real necessidade que aquela família enfrenta. Os pedidos são diversos, desde fornecimento de fraldas geriátricas a cadeiras de rodas, remédios, próteses, aparelhos de surdez e outros, assim como tratamentos de saúde especializados.

Antes de o pedido ser autorizado, em reunião pela diretoria, as ladies responsáveis pela triagem (Regina Brigoni, Cássia Carpi e Sandra Zanata) visitam a casa de quem fez o pedido. Sim, conferem in loco as informações encaminhadas. As reuniões da diretoria são mensais e, todos os meses, atendemos inúmeros pedidos. Toda reunião é registrada em ata e o nosso balancete é publicado anualmente. As ladies trabalham em prol do próximo e são comprometidas para alcançar as metas propostas.

O clube é filantrópico, sem vínculos políticos-partidários ou religiosos. E, para completar, também é um clube social, que propicia eventos ao longo do ano para as ladies - hoje, mais de 400 e de diferentes gerações. Mas ressalto que os eventos sociais são complementos, não são a essência do nosso trabalho, que é a ajuda aos mais necessitados. Claro que são as festas que mais ganham destaque na mídia e nas redes sociais, até porque ajudamos carentes e não queremos usar suas imagens para divulgação.

Redigir uma retrospectiva é algo complexo, ao considerar os aspectos cronológicos e afetivos: o que priorizar? Escolhi um critério objetivo: apresentar os eventos realizados e busquei e partir deles retratar de forma singela e suscinta as ações realizadas, sem expor ninguém ou ferir o princípio da dignidade humana.

Vale destacar ainda que foi em 14 de junho de 2016 que o Clube da Lady recebeu um espaço para ocupar no Fundo Social de Solidariedade na gestão do prefeito Pedro Bigardi e renovado pela administração de Luiz Fernando Machado.

Todos os meses a diretoria do Clube da Lady se reune no Hotel Quality Jundiaí para discutir metas, avaliar pedidos e propor projetos. Em todas as reuniões comemoramos com espumante as aniversariantes do mês!

DIA DA MULHER

Nosso primeiro evento foi em 10 de março de 2015, a exposição "VOLVER: um breve olhar no Clube da Lady", na Livraria Casa das Letras do Shopping Paineiras. O projeto homenageou as ex-presidentes e sócias atuantes durante pelo menos três décadas.

Foi uma festa marcante, a primeira dedicada ao Dia da Mulher! E não a única, porque se repetiu em outros anos, sempre agitada e badalada.



DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é marcado com brunch no Hotel Serra de Jundiaí, requintado e regado com muita alegria. Também não esquecemos as mães que estão longe das famílias, indo festejar na Cidade Vicentina, por exemplo.

DIA DA AVÓ

O Clube da Lady, a partir de 2016, passou a celebrar o Dia da Avó com um chá da tarde. As ladies comemoram o dia e ajudam entidades como a Casa Transitória.

DIA DOS PAIS

A ideia é também prestar homenagens a quem dá todo o apoio às ladies e nossa primeira festa para eles foi em 2018, no Casa Cica Bar e Cozinha em parceria com o site JundiAqui e beneficiando a Bem-Te-Vi.

PIZZA SOLIDÁRIA

Uma das formas para angariar verbas é o projeto Pizza Solidária. A partir de 2017 começou a parceria com a Pizzaria Vesúvio. Já vendemos 1.200 delas! ANIVERSÁRIO

O aniversário de 56 anos foi celebrado com jantar no Hotel Quality Jundiaí. Depois, fomos para o Quality Itupeva, espaço maior e com a mesma energia de sempre. É um momento para as ladies e seus maridos, além de convidados especiais. O pessoal da Imprensa sempre prestigia. Nossos aniversários são marcados pela boa música e altos bate-papos. 

DIA DAS CRIANÇAS

As crianças são sempre fonte de inspiração e as ladies as presentearam em diferentes oportunidades.

NATAL

O Brunch Natalino é realizado no Hotel Serra de Jundiaí. No salão desfilam ladies radiantes com o sucesso do clube. E que mostram toda a sua solidariedade ao doarem presentes para instituições de caridade.

HOMENAGENS

Nestes anos, já fizemos diversas homenagens, como para Vercí Andrêo Bútalo por seu trabalho dignificante à frente do Grendacc. Outras mulheres também foram agraciadas com flores e carinho. Em 2017, por exemplo, promovemos momentos de emoção com homenagens póstumas aos queridos João Carlos Lopes e Picoco Bárbaro.E MAIS

O Clube da Lady já foi destaque na EMEB Vasco Venchiarutti, ganhou passeio especial pelo Teatro Polytheama, lançou o livro "Palavra de Lady" e fez diversos passeios por diferentes cidades. A Lady Rosana Camargo sugeriu um projeto de criação de um bazar no Clube da Lady, ideia aprovada e que gerou por dois anos seguidos o Bazar Faschion, sucesso absoluto com a maior renda em todos os eventos que o clube agita.

Enfim, foram quatros anos de inúmeros desafios, entre eles prosseguir com o belo trabalho realizado até então e renovar um clube forte, ético e que faz a diferença em nossa cidade.

Termino este ciclo com um único sentimento: gratidão! Agradeço a confiança, a oportunidade, o apoio e a amizade. Sinto-me fortalecida por ter exercido esta missão de forma destemida, ousada, afetiva e alegre, pois a vida tem muito mais sentido quando estamos unidos em uma causa social!

Que os anjos solidários, vestidos de ladies guerreiras, possam prosseguir com o desafio de levar esperança onde habita o sofrimento humano. Namastê! Viva a vida!

DIRETORIA 2017-2018 

Presidente de Honra: Jaci Yara F. Buda

Presidente Executiva: Lúcia Helena de Andrade Gomes

Vice-Presidente: Nailor Gropelo
Vice-Presidente: Juna Vilhena
Vice-presidente: Sandra Lúcia Brito Zanatta
Secretária: Sandra Nogueira de Sá
Secretária: Vilma Teresinha Gênova de Oliveira
Tesoureira: Daniela Cristina Lucente
Tesoureira: Adriana Munarolo
Tesoureira: Fernanda Favre ( I.M.)

Diretoria Social: Mara Lucia de Oliveira Silva Nivoloni e
Elza Bistafa e Silva
Diretoria de Protocolo: Adriana Junqueira de Andrade
Diretoria de Patrimônio: Maira Seixas Mecatti
Diretoria de Divulgação: Nanci Aparecida Trevisan
Diretoria de Promoção Humana: Cássia Regina Carpi do Prado e Regina Brigoni

Conselho Fiscal: Kátia F. Parimoschi, Patrícia Nivoloni e Rosana Camargo
Conselho Consultivo: Márcia Crivelaro Russi, Ana Raquel Mendes e Maria Helena Alcadipani
Comissão de jovens: Andrea Castro, Susi Lane Gropelo, Viviane Di Fiori, Camila Barbirato e Camila Schumann.

DIRETORIA 2015-2016

Presidente de Honra: Toyomi Kamura

Presidente Executiva: Lúcia Helena de Andrade Gomes

1ª Vice-Presidente: Sandra Lúcia Brito Zanatta
2ª Vice-Presidente: Jaci Yara F.Buda
Secretária: Maria Inês Caldo Giglioli
Secretária: Andréa Castro
Tesoureira: Lucilene de Andrade Gasparini
Tesoureira: Vera Ap. West Madeira Felipozzi

Diretoria Social: Mara Lucia de Oliveira Silva Nivoloni e
Márcia Crivelaro Russi
Diretoria de Protocolo: Ana Vicentina Tonelli
Diretora de Patrimônio: Vania L.P. Kubitza
Diretoria de Divulgação: Nailor Gropelo
Diretoria de Promoção Humana: Maria Celia D. Cordone e Madalena Massagardi

Conselho Fiscal: Maria Neusa Negro Nalin, Simone Zanotello de Oliveira e Elza Bistafa e Silva
Conselho Consultivo: Adine Ferreira, Marialice Mohor Fossen e Maria do Carmo Destro.

Fotos: Edu Cerioni/JundiAqui

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Cadê o pai?

Por Vera Vaia

Domingo tem “Um Solo Para Três Palhaços”

É com a Cia Tramp de Palhaços no Complexo Fepasa, com entrada franca

Jundiaiense Bianca Bin mostra a força da mulher na Globo

Ela é a Clara, protagonista da nova novela das 9, “O Outro Lado do Paraíso”

Daniela da Camara ajuda a pensar em “Cidades de Pedestres”

Ex-secretária de Planejamento escreve sobre urbanismo caminhável em Jundiaí
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.