LOADING...

Jundiaqui

 Tratamento de canal
30 de agosto de 2017

Tratamento de canal

Quando bem realizado, tem um índice de sucesso de mais de 95%

O tratamento de canal talvez seja o procedimento mais temido da odontologia, fazendo muitas pessoas não irem ao dentista por medo de ter que realizá-lo.

Realmente existem relatos desconfortáveis de dores durante o tratamento de canal, mas essa realidade já ficou bem lá no passado. Com os avanços tecnológicos, já não existem mais motivos de preocupação.

A endodontia, responsável pelo estudo da polpa dentaria, é a especialidade que trata do canal e tem avançado muito em relação às formas de tratamento.

Atualmente é possível fazer um atendimento bem mais tranquilo, com aplicação de anestesia e com técnicas modernas, oferecendo mais conforto ao paciente, mesmo em casos mais complexos.

Se antes os dentes com polpas inflamadas e comprometidas eram extraídos, agora é possível realizar um tratamento de canal de uma maneira segura.

Os aparelhos de microscopia eletrônica aumentam a precisão no acesso e desobstrução dos canais e os aparelhos para obturar levam a pasta e a borracha com muito mais eficiência, melhorando a qualidade do tratamento.

Quando é necessário realizar o tratamento de canal?

O canal é o tratamento indicado para reparar dentes muito infectados, quando a polpa do está infeccionada ou sofreu alguma lesão e não consegue mais se recuperar sozinha.

Geralmente após uma fratura dentária ou cárie profunda, quando bactérias entram na polpa, infeccionando o dente.

A polpa dentária é a parte do dente que contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, localizada no interior do dente, se estendendo da coroa à ponta da raiz dentária. Ou seja, é a vida do dente.

O canal é necessário apenas quando esse tecido da polpa do dente é contaminado por bactérias que causam inflamação, provocando sensibilidade e dor. Entretanto, nem toda dor de dente indica o tratamento de canal.

A inflamação pulpar, mais chamada de dor de dente, pode ser temporária, que acaba após a remoção do estímulo que está causando dor, como uma cárie, por exemplo.

Mas, quando essa inflamação não é tratada, pode evoluir para uma dor irreversível, cujo tratamento de canal torna-se o mais indicado.

Veja alguns sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal:

  • Dor de dente que dura muitas horas
  • Sensibilidade a temperaturas frias e quentes
  • Dor pulsante
  • Sensibilidade na mastigação
  • Dor que passa para o outros dentes

O que esperar do tratamento de canal?

Ao suspeitar de que você possa precisar de um tratamento de canal, o dentista pedirá exames de raios-x para poder examinar os dentes e verificar onde a cárie está fixada. Somente após esse procedimento é que o tratamento poderá ser realizado e acontece da seguinte forma:

  • Anestesia: é administrada uma anestesia local no dente afetado.
  • Pulpectomia: o dente é totalmente aberto para que possa ser feita a remoção da polpa dentária infeccionada, em seguida ocorre a limpeza e desinfecção da região.
  • Preenchimento: o dente é preenchido com um material próprio para a sua proteção e selado com um cimento apropriado. Em alguns casos é necessário colocar um pino de plástico ou metal para ter maior resistência.

O tempo desse procedimento varia caso a caso, podendo ser resolvido em um único dia ou levar de três a quatro sessões, dependendo da extensão da lesão e de como as raízes foram comprometidas.

Quando bem realizado, o tratamento de canal tem um índice de sucesso de mais de 95%, porém, essa porcentagem depende de fatores como: presença de bactérias, vitalidade do dente, tamanho da de destruição e infecção.

Quando não realizado, a inflamação da polpa pode se alastrar até a raiz do dente, causando reabsorção óssea, formação cistos, afetar outros dentes próximos e/ou ocasionar problemas mais graves.

Se você quer passar longe desses problemas é só seguir a velha recomendação: escovação caprichada todos os dias e uso do fio dental.

Entretanto, lembre-se que ao contrário do que diz a crença popular, o tratamento de canal não proporciona mais dor do que uma restauração. E se você sente algum desconforto no dente, consulte o dentista.

Para saber mais, entre em contato com a Joy Care Odontologia Moderna, à rua Fortunato Mori, 518, Vianelo. Segunda a sexta das 8h às 18h. (11) 3446-3151 e whatsApp (11) 9 4754-8899.

A clínica faz Implante Dentário, Prótese Dentária, Tratamento de Canal, Restauração Dental, Tratamento Ortodôntico, Periodontia, Limpeza Dental, Lente de Contato Dental, Extração Dental, Clareamento Dentário, Cirurgias Odontológicas, Check-up Digital e Tratamento de Bruxismo.

Prev Post

Fufukando

Next Post

Tudo revirado, mas sol dá…

post-bars

Leave a Comment