Jundiaqui
Jundiaqui

Vida corrida? Tem app pra te lembrar até de beber água. E beba!

Jundiaqui
19 de outubro de 2017
Nefrologista de Jundiaí diz que a hidratação é vital para nossa saúde

Até de beber água as pessoas estão esquecendo. Nesse mundo corrido e com todos ligados ao celular, uma boa ideia é usar um aplicativo que te ajude a lembrar da hidratação.

A água corresponde a 75% do peso de uma criança e mais da metade da pessoa na idade adulta. Como qualquer alimento, a quantidade de água necessária por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles, estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. O fato é que é necessário beber água o suficiente para manter o corpo hidratado.

A dica é carregar sempre junto no trabalho, na escola, no carro, na academia um squeeze com água. Já fez isso e esqueceu? Dica dois: vai de app.

Os aplicativos tendem a ser a solução para quem já adotou o squeeze e, mesmo assim, não lembra de beber água. Há vários tipos da ferramenta, inclusive gratuita, e que costuma funcionar muito bem já que a maioria das pessoas não desgruda do celular o dia todo. É só escolher o aplicativo e a forma que quer ser avisado que está na hora de se hidratar – por sinal sonoro ou vibratório. Geralmente, o próprio aplicativo, com base em dados informados, como sexo, idade e hábito de vida, calcula a quantidade de água indicada para o usuário.

Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas, explica o nefrologista Flavio Nishimaru (foto abaixo), da clínica Renal Quality, de Jundiaí. “A pessoa deve satisfazer a necessidade do organismo aos primeiros sinais de sede. A ingestão de água deve ser de forma fracionada, várias vezes ao longo do dia”.



Os alimentos também fornecem água ao organismo, principalmente frutas e verduras. Alguns, como chá, suco e refrigerante, possuem grandes proporções de água. Porém, deve se observar o quanto de açúcar ou outros aditivos que fazem mal à saúde essas bebidas contêm. Por isso, o nefrologista frisa que o ideal é que a principal forma de hidratação seja a própria água.

A hidratação correta do corpo é um dos fatores essenciais para ter uma boa saúde e evitar doenças, principalmente as renais, lembra a nefrologista Maria Gabriela Rosa, também da Renal Quality. “Ficar desidratado pode prejudicar o funcionamento dos rins e de vários órgãos importantes ao ser humano. Alguns sinais de que há algo errado são a coloração da urina, mais escura e concentrada, fezes endurecidas e dificuldade na evacuação e até mesmo a textura da pele pode se alterar, ficando ressecada e menos elástica.  Nos casos mais intensos de desidratação a pressão arterial cai e a frequência cárdica sobe”, ressalta.

O Hydro Beba Água é um app para Android e iOS, mas existem outros. Pesquise, instale e não esqueça de se hidratar!
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Escola colhe uva fina para vinho tão doce quanto as do Chile

Alunos da Etec Benedito Storani fazem colheita de inverno histórica

Amigo Secreto do JundiAqui reúne 15 artistas e vai ajudar entidades

Lançamento do projeto vai ser na noite desta terça-feira no Casa Cica, com a presença dos pintores

Rafinha Bastos e Mel Lisboa no mês de dança no Polytheama

Programação do mês vem ainda com Encontro de Corais e a Orquestra Municipal

Brindes pelos 29 anos de Maxi Shopping

Tradição foi mantida neste domingo, com missa, distribuição de rosas e uma gostosa reunião da direção com lojistas e convidados
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.