Jundiaqui
Jundiaqui

Hammond ganhou a Ordem da Rosa por seu trabalho na ferrovia

Jundiaqui
24 de novembro de 2017
Por Vivaldo José Breternitz, do blog Jundiahy Antiga

Walter John Hammond nasceu na Inglaterra, mais precisamente em Ashford, Kent, em 21 de janeiro de 1849. Chegou a Jundiaí em 1871, para trabalhar como engenheiro na Companhia Paulista de Estradas de Ferro; poucos anos depois assumiu uma gerência naquela empresa.

A Paulista tinha interesse na navegação do Rio Mogi Guaçu, para conexão de localidades situadas às suas margens à ferrovia. Hammond trabalhou nesse projeto, tendo suas realizações sido reconhecidas por Dom Pedro II, que o condecorou com a Ordem da Rosa, uma importante honraria.

Era famoso por suas preocupações com a melhoria das condições sociais dos trabalhadores e por sua luta contra a escravatura - levava a sério as regras vigentes na época, que previam que escravos ao adentrarem nas terras concedidas à ferrovia tornavam-se propriedade da mesma e não podiam mais serem capturados, o que na prática significava liberdade.

Após 21 anos no Brasil, retornou à Inglaterra, passando a viver em Knockholt, próximo a Sevenoaks, Kent. Tornou-se diretor de várias empresas, entre as quais a São Paulo Railway - SPR, futura Santos a Jundiaí e da Amazon Steam Navigation Co. - a serviço dessa empresa, subiu o Rio Amazonas até o Peru.



Casado com Lucy Hammond, teve três filhos nascidos em Jundiaí que lutaram pela Inglaterra na 1ª Guerra Mundial, na qual os dois mais velhos, Leonard (acima) e Paul (abaixo), morreram em 1916. Pouco depois, Walter Hammond morreu em sua casa em Knockholt, isso em 11 de agosto de 1916, certamente muito abalado pela morte dos filhos.

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Amor que se doa

Kelly Galbieri escreve sobre o milagre da vida promovido em sua família por um doador de órgão

Sorvete de Creme

Por Paulo de Luna

Celular em sala de aula: indisciplina e tecnoestresse

Por Nelio Fernando Reis

Havan de Jundiaí é a 98ª da rede de lojas

Foi inaugurada neste sábado na avenida 14 de Dezembro, com investimento de aproximadamente R$ 25 milhões
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.