LOADING...

Jundiaqui

24 de agosto de 2018

Morre Tranquilo Sacramone, que foi sinônimo de eletrodomésticos

Aposentado e viúvo, ele tinha 87 anos e marcou a história do comércio de Jundiaí

Edu Cerioni

Som, móveis e eletrodomésticos fizeram o sucesso do Credi Tranquilo. A loja foi um marco no comércio da Vila Arens a partir de 1971, chegando a ter mais de trinta funcionários. Antes, todos tinham que ir ao Centro para compras, o que dá o toque de pioneirismo também à história de Tranquilo Sacramone, que morreu nesta noite de sexta-feira (24), aos 87 anos.

Tranquilo contou para a “Revista do Clube Jundiaiense” que um orgulho foi ter trazido Elza Soares para a inauguração da loja, que ele comandou por trinta e quatro anos. Entre 1979 e 1981, o Credi Tranquilo foi o recordista de vendas na cidade e isso lhe fez um dos cem maiores revendedores Brastemp de todo o Brasil.

Além das vendas, Tranquilo se preocupou em formar compradores. Por isso criou aqui a Escola Walita, para ensinar o jundiaiense a fazer bolos, tortas e outros. Claro que a ideia é que adquirissem os eletrodomésticos necessários em sua loja, que ficava na rua Dr. Olavo Guimarães, espaço hoje ocupado pelo Banco do Brasil.

“O comércio, além de gratificante economicamente, foi onde ganhei muitas amizades”, disse à reportagem do CJ há dois anos. Ele começou com uma quitanda.

O aposentado, que era viúvo de Maria Aparecida, contou que o melhor momento do dia era quando sentava para fazer as refeições. Gostava de cavalos e dizia que sua maior qualidade era a boa intuição. 

Fotos: reprodução “Revista do Clube Jundiaiense” e Acervo Prof. Mauricio Ferreira/Sebo Jundiaí

Prev Post

Maquiadora de Jundiaí fica em…

Next Post

Coopercica faz concurso para Dia…

post-bars

Leave a Comment