LOADING...

Jundiaqui

 Papai Noel das Lojas Magalhães de volta à rua Barão
11 de dezembro de 2017

Papai Noel das Lojas Magalhães de volta à rua Barão

Agora ele fica em exposição no Solar. Boneco é de 1967 e virou patrimônio de Jundiaí

Edu Cerioni

Um Papai Noel que sobe e desce vem fazendo a alegria da criançada novamente na rua Barão de Jundiaí. Ele ocupa desde o dia 1º uma entrada lateral do Solar do Barão, atraindo também muitos adultos que o viram por anos na vitrine das Lojas Magalhães – doado em 2014, foi restaurado e antes ficava dentro do museu.

Maria do Carmo Magalhães Destro, filha de João E. Magalhães, é quem conta a história desse patrimônio imaterial de Jundiaí:

“Meu pai comprou dois exemplares na feira de eletro-eletrônico de 1967, em São Paulo. Foi um alvoroço quando a gente viu um Papai Noel que subia e descia, graças a um motor de aspirador de pó, uma novidade para Jundiaí. Era para ficar um em cada loja, mas um deles, infelizmente, quebrou logo. O outro sim morou quase 40 anos nas Lojas Magalhães da rua Barão de Jundiaí, ao lado do extinto Cine Ipiranga, fazendo a alegria de crianças e adultos.

As pessoas iam ao Centro só para vê-lo, virou um sucesso. À noite, quando fechava a loja, meu pai pegava as cartinhas que as crianças jogavam para o Papai Noel. Elas pediam brinquedos e eu ajudava a selecionar as que mais pareciam necessitar. Meu pai mandava um funcionário levar na casa de quem tinha a cartinha selecionada uma bola ou uma boneca. Até bicicleta doava.

Demos o Papai Noel para o Solar do Barão em 2014 para se tornar patrimônio da cidade. As Lojas Magalhães funcionaram por 72 anos, vendendo geladeiras e outros eletrodomésticos.

O Papai Noel tornou-se um ícone e até hoje é muito lembrado e admirado. Creio que jamais será esquecido.

Este ano, fui ao Solar ver o Papai Noel das Lojas Magalhães novamente, tendo junto meu neto Pietro. Ele adorou!”

Prev Post

Câmara vota aumento de 25%…

Next Post

Por dentro da Feira de…

post-bars

Leave a Comment