Jundiaqui
Jundiaqui

Novo Volvo XC60 já roda por Jundiaí. É mais segurança nas ruas

Jundiaqui
24 de agosto de 2017
SUV da marca sueca é "um senhor carrão", com preço a partir dos R$ 240 mil

Edu Cerioni

Tem utilitário-esportivo novo na cidade e pronto para ajudar qualquer motorista a fugir de acidente. Trata-se do Volvo XC60 2018, que acaba de ser lançado no mercado nacional e chamado de "um senhor carrão" por José Augusto de Lima, o dono da Barbearia do Vavá, que já roda com o modelo sueco.

A Volvo é sinônimo de segurança automotiva e a renovada geração do XC60 vem pra comprovar essa vocação da montadora. Quer desempenho? Desing? Força? Escolha Ferrari, Mercedes, Land Rover, enfim, outras marcas. Quer segurança? Então é Volvo.

O XC60 traz o City Safety, sistema que é um vigilante contra acidentes e que está de olho nos outros carros, motos, bikes e pedestres ou mesmo animais, freando ou desviando o carro de forma automática para que ele não bata no que aparecer pela frente de sopetão.

São vários exemplos de que o carro dá aquela mãozinha ao condutor, alguns simplesmente fantásticos... Começou a mudar de faixa sem dar seta? O volante dá uma tremidinha. E se isso acontecer em estrada de mão dupla, ele corrige a rota no ato. Quem sai da vaga na hora errada, ganha um alerta sonoro de risco de batida, ao mesmo tempo que os cintos são automaticamente tensionados. E se a batida for inevitável, os bancos reduzem os solavancos para evitar prolemas na coluna. E tem airbag pra todo lado.

Conta com tração integral, câmbio automático de 8 marchas e motor turbo 2.0, de 254 cavalos. Os faróis 100% led direcionais em formato de T avisam a todos de sua chegada. São três acabamentos: Momentum, Inscription e R-Design, um melhor que o outro em detalhes de madeira, rodas maiores etc. O teto é panorâmico e o porta-malas abre e fecha a um toque de botão. 

Dono de uma estabilidade ímpar, tem também um assistente de direção para quem rodar abaixo dos 130 km/h e que vai controlar acelerador, freios e volante. Você só vai vendo as informações em uma tela (que lembra um tablet) de 12,3 polegadas - quase de cinema ficção.

Você vai dizer, então, que na máquina está no controle. Certo? Não é bem assim. O motorista é quem dá as ordens finais, até porque se tirar as mãos do volante por mais de 20 segundos, será advertido com luz no painel e apito em alto e bom som.

De certo, e que me desculpe o Vavá, não vai ter barbeiro nas ruas que dê nó no XC60.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

O real Corinthians

Por Marcel Capretz

O Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica

Por Dom Vicente Costa

Poetizar o mundo

Por André Kondo

Toda a magia do niver do JundiAqui em fotos de João Ballas

Fotógrafo traz mais de 200 imagens dos convidados da festa desta terça
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.