Jundiaqui
Jundiaqui

Projeto Chuí: Pelos caminhos do Sul do país

Jundiaqui
7 de agosto de 2018
Por Eusébio Santos

Viajar é bom demais. A cada dia na estrada se vê novas paisagens e se descobre um Brasil diferente. Hoje te convido para um passeio pelo Rio Grande do Sul...

São Miguel das Missões

Vale a pena dar uma parada boa nessa cidade que tem em suas raízes um grito de liberdade do índio Sepé junto com jesuítas. Está certo que perderam suas vidas, mas deixaram o exemplo escrito em sangue guarani em tempos em que espanhóis e portugueses firmaram o Tratado de Madri na calada da noite para definição de seus territórios nas Américas.

São Miguel das Missões foi uma das chamadas reduções, ou seja, aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas. É muito forte esse contexto histórico aqui. Veja fotos:



Pampas gaúcho





Na estrada, vão surgindo as mais variadas paisagens. Rodar pelos pampas gaúcho é, sem dúvida, um enorme aprendizado - o gado e outros animais silvestres estão sempre aparecendo à sua frente, com o arroz sendo companhia quase inseparável na janela lateral. Veja algumas fotos de São Borja, Uruguaiana, Santana do Livramento e Pelotas... Ah, o Chuí tá logo ali do lado!







Fotos: Arquivo pessoal

Eusébio Santos é coordenador do Celmi e do Celeti em Jundiaí e diretor da Associação de Preservação da Memória Ferroviária.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Feijoada reúne Amigos da Apae no balanço do Trio em Transe

Festa saborosa foi neste domingo no Espaço Speranza, no Caxambu

Hammond ganhou a Ordem da Rosa por seu trabalho na ferrovia

Por Vivaldo José Breternitz, do blog Jundiahy Antiga

Vida

Por José Renato Forner de frases feitas como a fé é feita eu vejo desejos de uma vida feliz cuidar do corpo, da mente fazer amizades andar no parqu [ ... ]

“Às favas com os escrúpulos”

Pelo Dr. Didi
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.