
Vinte anos atrás, Paulista foi campeão duas vezes seguidas
O time se chamava Etti Jundiaí e ganhou a Série A2 do estadual e a Série C do Brasileiro
Já fora de disputas agora em 2021, a torcida jundiaiense viveu um dos momentos mais interessantes na história do nosso futebol há vinte anos, com duas conquistas em um único ano pelo Galo da Japi. Não com o nome de Paulista Futebol Clube mas sim de Etti Jundiaí, ganhou o acesso para a elite no Campeonato Paulista e subiu da terceira para a segunda divisão nacional, ambos com o título.
Para matar a saudade:
CAMPEÃO SÉRIE A2 DO CAMPEONATO PAULISTA
Foi em 30 de junho de 2001, que o Galo sagrou-se campeão da Série A2 do Paulistão. O Etti venceu a Paraguaçuense por 2 a 1, com gols de Fábio Gomes e Marcinho – o time tinha tanta vantagem que poderia até ser goleado pelo rival que ficaria com o caneco. A festa teve invasão de campo no Estádio Jayme Cintra, com mais de 14 mil pessoas.
O técnico era Giba, já falecido, que ocupou logo na 5ª de 30 rodadas o lugar de Luiz Carlos Ferreira. Quem ergueu a taça foi Vagner Mancini, mesmo não tendo jogado por estar suspenso. Anos depois, Mancini comandaria a equipe como treinador na maior conquista de sua história, a da Copa do Brasil de 2005.
O time ganhou 18 jogos, empatou 6 e perdeu 6, fazendo 62 gols e sofrendo menos da metade disso, 30. Uma “loucura” no regulamento daquele ano: jogos empatados iam para os pênaltis e o Galo venceu todas as 6 partidas que foram para esse tipo de desempate, somando um ponto extra.
Junto a Mancini atuaram naquele campeonato Artur, Buzzetto, Dedimar, Jairo, Cláudio, Ânderson, Julinho, Luís Carlos Goiano, Fábio Gomes, Nenê, Lauro, Marcinho, Izaías, Jean Carlos, Zinho, Fábio Vidal, Thiago Martinelli e Umberto Louzer.
CAMPEÃO SÉRIE C DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Com nome e apoio da Etti, empresa da Parmalat, em parceria que começou em 1998, o clube jundiaiense venceu a Série C de 2001 em 16 de dezembro, dentro do Jayme Cintra, com uma vitória por 2 a 0 em cima do Atlético Goianiense, time que hoje está na Série A do Brasileiro – o Galo não joga torneio nacional há um longo tempo. Os dois gols do Etti foram de Jean Carlos.
A classificação para a Série C veio graças ao título da A2. Também sob o comando de Giba, superou na primeira fase América do Rio, Bangu, Atlético Sorocaba, Madureira, Olaria e Santo André. Fechou como líder do grupo, com 8 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na segunda fase, foi melhor de novo que Madureira, além de Juazeiro, Ipatinga e Independente do Pará. Líder, com vitórias contra todos.
Na fase final, deixou para trás Mogi Mirim, Guarany de Sobral e Atlético Goianiense. O tricolor estreou com vitória contra o Atlético fora de casa e depois venceu o Mogi Mirim, em Jundiaí. Ai vieram dois empates seguidos contra o Guarany, antes de outra vitória diante do Mogi. O jogo que definiu o acesso e o título foi 2 a 0 diante do Atlético Goianiense. O time fez 48 gols ao todo.