LOADING...

Jundiaqui

 “Maria dos Pacotes” é sucesso em livro de Edu Cerioni
26 de agosto de 2022

“Maria dos Pacotes” é sucesso em livro de Edu Cerioni

“Formar fila para os autógrafos é para comemorar muito, é um grande feito”. A declaração da escritora Thaty Marcondes define o que foi a festa de lançamento do livro “Maria dos Pacotes”, de Edu Cerioni.

O jornalista e escritor lançou a obra independentemente e atraiu cerca de 200 pessoas ao Fritz Cervejaria na noite da última quarta-feira. Muitos amigos, alguns familiares e outras pessoas que queriam saber mais sobre o mito das ruas de Jundiaí.

O 24 de agosto foi escolhido por Cerioni por ser a data de morte do pai, Osvaldo Ivo, que trabalhou na cooperativa dos funcionários da Argos Industrial, onde Maria dos Pacotes sempre passava e recebia alguma doação. Foi no portão principal da mesma Argos que o autor fez a foto que ilustra a capa do livro que enfrentou tentativa de censura na Justiça.

A noite de autógrafos rolou até o começo da madrugada. Logo às 19 horas, o primeiro a passar para cumprimentar o autor foi Diógenes Augusto Archanjo da Silva, o Dr. Didi, também fera da escrita. A última foi Kelly Galbieri, outra escritora. Entre um e outro, foram incontáveis autógrafos.

Edu Cerioni conseguiu atrair gente das mais diferentes idades, da estudante Cora Maria, de 15 anos (na foto mais ao alto), até a dona Juju, com seus 91 anos.

Tinha quem conheceu o autor na infância da Vila Argos Velha, na juventude do CTJ ou Grêmio e outros que ele encontra nas melhores festas da cidade nestes últimos oito ano de trabalho com o site JundiAqui.

Estavam ali a presidente do Clube da Lady, Nailor Gropelo, a “deretora” que comanda o bloco de Carnaval Refogado do Sandi, Gisela Vieira, o ator José Renato Forner, quem mais interpretou Maria dos Pacotes até hoje, entre muitos outros. Casos de Julia Dutra, Mingo e Marisa Gáspari, Norberto Borracha, Vânia Mazzoni, Tânia Traldi, Eder Massucato, Patrícia Pessini, Eduardo e Aléxia Moura, Flávio Castanha, Ana Capellanno e Carlos Ferrari, Dirceu Cardoso, o casal Marcelo e Márcia Silva Velho, do Rotary Club, e a badalada chef de cozinha Simone Borsolari. Lurdinha Vieira foi com a filha Silmara, o genro Vilmar e netos para a festa. O momento de encontro do autor com Forner foi de arrepiar, segundo disseram depois.

Três personalidades da nossa política foram prestigiar a festa como candidatos nas próximas eleições: o ex-prefeito Pedro Bigardi, o vereador Edicarlos Vieira e Henrique Parra, do coletivo Cardume. Os três conversaram e circularam pela cervejaria em altos papos.

O pessoal das letras e artes também foi ao lançamento do novo livro de Edu, autor de “Infinita é tua Beleza”, de 2019, sobre o Refogado do Sandi. Pegaram seus autógrafos, além de Thaty e Kelly, Mara Lígia Biancardi, Renata Iacovino e Luiz Haroldo Gomes de Soutello, acompanhado da esposa Maria Helena, Marici Nicioli, Clarina Fasanaro e Mil Taroba.

Do pessoal da comunicação, as presenças de Val Junior, André Barros Leite, Débora Negro, Érica Fabíola, Cristina Hautz, Davi Chaim, Eliana Pereira, Geovanna Caroline Ortiz, Clara Cerioni e Solange Muzaiel. Clara fez a capa do livro. Solange gravou vídeo para seu programa, onde apresenta uma longa entrevista exclusiva com o autor, em imagens captadas por Valério Oliveira – clique aqui e confira.

Teve quem nunca tinha ouvido falar sobre a personagem e quis um livro, como um casal carioca que adotou Jundiaí para morar. Muita gente que conheceu Maria dos Pacotes das ruas, como o ex-campeão de motovelocidade Roberto Del Roy, também foi lá adquirir um exemplar do livro de 88 páginas e que tem preço de R$ 60,00. Esgotado, ele vai voltar a ter vendas a partir do dia 1º de setembro em três bancas de jornais e revistas da cidade: Revistaria do Maxi (dentro do shopping, 1º piso), Banca da 9 (na avenida 9 de Julho, propriedade do Feijão e ponto de encontro dos motociclistas) e Banca Pitangueiras (do Luciano, na rua 23 de Maio, Vianelo).

“Maria dos Pacotes” conta um pouco da história dessa mulher que morreu em 2009 e por décadas percorreu a cidade carregando os mais diversos pacotes, mostrando o rompimento que aconteceu para que ficasse assim. Traz ainda 24 fotos inéditas e exclusivas que foram cedidas para o livro por Elisabete Dias Caresia.

Outra que colaborou para a obra foi Regina Kalman, que teve direito a dar autógrafos e foi recebida com palmas ao chegar no Fritz quarta-feira. Também a psicóloga e professora Rita Cerioni, esposa de Edu, foi fundamental para a publicação.

“Maria dos Pacotes” gerou grande expectativa na cidade e o lançamento foi reflexo dessa curiosidade de muitos sobre a história da “acinzentada mulher”, mostrada por um autor que tem talento e carisma. E ele já avisou que novos livros virão em breve.

Veja Também: Lançamento do livro “Maria dos Pacotes” em fotos de Davi Chaim

Mais fotos da noite de autógrafos de “Maria dos Pacotes”

Fotos: Maria Fernanda Nicioli e Davi Chaim
Prev Post

Lançamento do livro “Maria dos…

Next Post

Drogarias Coopercica: facilidades e benefícios

post-bars

One thought on ““Maria dos Pacotes” é sucesso em livro de Edu Cerioni

Regina Kalmansays:

Dia muito social e alegre com tantas personalidades e amigos do Edu Cerioni, que após a pandemia estão sedentos de conversar sobre o quotidiano e sobre a fascinante vida curiosa da personagem chamada e conhecida ‘ Maria dos Pacotes’. Noite agradável.

Responder

Leave a Comment