LOADING...

Jundiaqui

 Comunità
9 de maio de 2023

Comunità

Parte integrante do jornal bilíngue português e italiano  TUTTO È FESTA 2023 – pgs 12 e 13

Palmeiras squadre donne qui

O Paulista Futebol Clube fechou parceria com o Palmeiras para que o clube da capital use o Estádio Jayme Cintra, aqui no Jardim Pacaembu, para os jogos do time feminino. Vai ser a partir deste mês de maio com jogos pelo Campeonato Brasileiro. Serão pelo menos duas temporadas, as de 2023 e 2024. Vale lembrar que as mulheres do Palmeiras são as atuais campeãs da Taça Libertadores da América.

Il nostro baritono

Vinícius Atique mantém viva a tradição jundiaiense nas óperas. Mário Luiz Borin, Wanda Quartarolli, o maestro Mário Comandulli e alguns outros mantiveram acesa essa ideia por décadas. Agora, Vinícius é quem percorre o mundo interpretando diferentes papéis. Como se sabe, a língua italiana é a da arte e da música, então a maioria dos libretos de ópera são escritos em italiano.

All’Accademia delle Lettere

José Renato Nalini nasceu e foi criado nessa parte além viaduto de Jundiaí. Isso em 1945. Foi promotor, juiz e chegou ao topo como presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Professor e escritor, tornou-se imortal e hoje é o presidente da Academia Paulista de Letras.

 

Un altro figlio della terra

Max Gehringer, nascido aqui e que começou a carreira profissional na Cica, já escreveu para  revistas como “Época”, “Exame” e “Você S/A”, entre outras. Sua voz é muito conhecida como a do comentarista da Rádio CBN. Anos atrás fez muito sucesso na TV com o programa “Fantástico”, aos domingos da Globo. Administrador de empresas, atuou como executivo no Brasil e no exterior. É autor de vários livros e foi eleito um dos maiores influencers de carreira profissional do país. Na foto, ele em Jundiaí ao lado de Orlando Marciano, da Coopercica.

106 anni: il più anziano di tutti

Esse da foto é Orlando Botelho, nascido em 16 de setembro de 1916. Nasceu em Monte Azul e veio para Jundiaí, escolhendo o Jardim Pacaembu para viver. Tem três filhos, oito netos, 17 bisnetos e quatro tataranetos. Adora torresmo e uma cachaça – não toma remédio regularmente, não. Também curte ouvir música. Reza muito e para a saúde de toda a família. A primeira memória que vem à cabeça é de quando andava a cavalo. Provavelmente o morador mais velho do chamado Além Viaduto, não pensa até quando viverá. “É um dia de cada vez, filho”, diz, sorrindo. Conhece alguém mais velho que ele? Conta pra gente pelo (11) 97338-7784.

 

Regina dell’uva

Mariana Pacheco faz um brinde durante a Festa da Uva deste ano. Ela foi eleita rainha em 1970.

Un genio paffuto

Romeu Pellicciari (*1911 + 1971), eleito o maior craque da história de Jundiaí, que jogou a Copa do Mundo de 1938 e que dá nome a uma praça na cidade de São Paulo, ao lado do Allianz Parque, nomeia uma avenida aqui no Jardim Pacaembu. Filho de italianos era gordinho, mas foi apelidado de “príncipe”. Pelo Palmeiras venceu quatro campeonatos Paulista e pelo Fluminense cinco Carioca. Na Copa ajudou o Brasil a ser terceiro lugar, quando marcou três gols.

 

In giro per l’Italia 

* O ICW Psicologia representou Jundiaí na 9ª Conferência de Psicologia Comunitária na cidade de Nápoles com o trabalho “Vulnerabilidade Social, Rompendo os Muros da Clínica Psicológica”, apresentado por Rita Nicioli Cerioni. A conferência reuniu trabalhos dos cinco continentes.

* Edimara Bianchin, Fernanda Oliveira e Mônica Marcondes Annes conversam durante passeio pelo Vaticano, na Itália.

* Kelly Galbieri em Pala Alpitour, arena multi-uso de Turim, onde foi assistir show de Eros Ramazzotti.

 

 

 

Prev Post

Papai Noel mais conhecido da…

Next Post

Carnaval de Jundiaí tem berço…

post-bars

Leave a Comment