Domingão de sol e o brilho da Festa da Uva
Por Edu Cerioni – Os 90 anos de Festa da Uva estão sendo muito comemorados, inclusive por visitantes de pelo menos 20 estados brasileiros, que vieram ao Parque Comendador Antonio Carbonari neste final de semana, de acordo com pesquisa do pessoal do Turismo Jundiaí.
Ricardo Cantamessa, da Cultura, fez uma brincadeira e foi perguntando entre uma rodada e outra da pisa da uva neste domingo (14) de onde as pessoas eram e se ouviu os mais variados nomes, de conhecidos como Santos, Campinas e Louveira, a outros como Areal e Carrancas. Teve, inclusive, gente da Colômbia.

De novo circularam por toda parte, a exemplo de quinta (11), abertura, e do sábado (13), Luiz Fernando Machado e seu gestor de Finanças, José Antonio Parimoschi. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e a Terra da Uva, e nossa festa reúne tradição, cultura e fomenta a economia”, disse o prefeito.

Foram dezenas de alternativas de diversão que encantaram o público no domingo de sol, como o Cortejo da Uva, com dançarinos, músicos e uma grande animação cruzando todo o parque no meio da tarde. Teve o Brinde ao Pôr do Sol, momento sempre emocionante.

O pavilhão onde ficam as adegas de vinho lotou o tempo todo, com muita gente degustando e comprando bebidas feitas na cidade.

No Leilão de Frutas Premiadas a rainha Sabrina de Paula agarrou o microfone e foi agitando interessados e bateu o martelo feliz com os lances conseguidos para uma caixa de uva Niagara Rosada Jundiahy. Uma estreia e tanto.

O som gostoso rolou por conta do Cantanti D’Italia, depois teve Gabriel Souza Quarteto, Clarina & Convidados, Rock’n Road, Leões da Hortolândia, Bloco Continuamos na Nossa com Wandão e companhia, 4 Banda e outros mais, entre eles o 288 com o “RIMA RIMA, LÁ RI CÁ RIMA, VAMOS RIMAR”.

Um achado foi cruzar o caminho do Olha o Palhaço no Meio da Rua, um quarteto muito divertido e que interage fácil com todo mundo. Já Chicão é uma figura com seu projeto Poesia Viva. E até duendes e fadas deram o ar da graça.

Muito bonito os desenhos de pessoas e lugares da cidade feitos por Paulo Borges, usando tinta de vinho. E são muitos os livros de autores de Jundiaí à venda, entre eles “Maria dos Pacotes”, de minha autoria.



Também a comida foi farta, com opções para todos os paladares e em diferentes pontos do parque: coxinha daqui, hambúrguer dali, costela no bafo bonita e cheirosa de lá, um galetinho frito, uma tapioca… e doces, muitos doces e sorvetes.

Uma multidão curtiu o JundiAqui em Revista, sucesso em sua edição especial dos 90 Anos de Festa da Uva – 1934/2024.





Veja mais de 350 fotos exclusivas:







Serviço:
39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí 2024
Quando: 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro, 2, 3 e 4 de fevereiro de 2024. Nas sextas das 18h às 22h, nos sábados das 10h às 22h e nos domingos, das 10h às 21h
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
Entrada: gratuita, com opção de ação solidária de doação de 1 quilo de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.
