Em março tem festejos de 45 anos da AJL
A Academia Jundiaiense de Letras (AJL) festeja seus 45 anos em março. No dia 7 tem jantar festivo no Lisboa Culinária Portuguesa, inclusive com show de fado. Depois, dia 21 será realizada a palestra “A literatura em tempos de internet”, com o professor Douglas Tufano – entrada gratuita, no Centro de Benefícios dos Comerciários de Jundiaí.
Em breve a academia também vai dar posse a quatro novos membros, que estão em processo de seleção.
O jantar é organizado pelas academicas Lucinha Andrade Gomes e Thaty Marcondes, com convites já esgotados. Vão se apresentar a cantora Ciça Marinho, Sérgio Borges no violão e Wallace Oliveira na guitarra portuguesa.
Em 1970, alguns escritores residentes em Jundiaí se reuniram na tentativa de fundar uma academia, alguns encontros foram realizados, atas registradas e um esboço de projeto de estatuto elaborado, mas o surgimento da AJL levou dez anos amadurecendo. Foi em 1980 que ocorreu a fundação desta entidade sem fins lucrativos que reúne 40 ‘imortais’ das letras.
O saudoso Adelino Brandão foi o primeiro presidente, sendo o atual o escritor e editor Márcio Martelli (foto), que vem dando uma nova dinâmica e ampliando as ações da academia tanto na literatura impressa quando na virtual.
Daquela primeira turma, seguem donos de cadeiras Anna Apparecida Osti Geromel, Antônio Luiz Gomes e Julia Ferrnandes Heimann.

4 thoughts on “Em março tem festejos de 45 anos da AJL”
Olá, Edu! Obrigada pela divulgação da AJL! Você já deveria ser membro há muito tempo!!! Eu sou da fundação e hoje só mais dois estão vivos: Anna Geromel e prof. Gomes.
Obrigada Edu por divulgar a AJL. Estamos felizes por tê-lo ao nosso lado!
Muito obrigado pela divulgação. A AJL é a academia exclusivamente de letras da cidade de Jundiaí, aberta a todos os escritores da cidade que desejarem se candidatar a uma vaga.
AJL, Academia Jundiaiense de Ldtras e uma intituicao de 45 anos, que se apresentou muitas vezes no Solar Barao de Jundiai. Foram reunioes por anos em diversos lugares em Junfiai. Varias desafios, mas o amor pelas letras, fraternidade,amizade e a forca dis seus membros esta valendo pela sua historia. Parabens!